CARTA AO LEITOR OU GUIA DO LEITOR? Uma análise discursiva no editorial da revista Veja

Autores

  • André Luís SILVA Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Desde
  • Ariane Carla PEREIRA Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR

Palavras-chave:

Revista Veja, análise do discurso, biopolítica, comportamentos conformes.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo tecer discussões sobre a prática jornalística da revista Veja. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa as edições publicadas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2016 do editorial do periódico, denominado Carta ao Leitor.O principal objetivo deste trabalho é analisar de que maneira os discursos da revista Veja disseminam objetivações que visão subjetivar seus leitores. As investigações partem do princípio de que o editorial é um dispositivo biopolítico que busca gerenciar a vida de seu público leitor, o qual, convoca-os a participarem dos debates políticos e a posicionar-se em eventuais adversidades. As convocações buscam subjetivações, modulações e comportamentos conformes, no intuito de conduzir a conduta de seus leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís SILVA, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Desde

Graduado em História/Licenciatura (2016) e Mestre (2019) em História e Regiões pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR. Desde 2019 é membro do grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação (CLC), atuando no fomento às investigações em Ciências da Comunicação.

Ariane Carla PEREIRA, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, no Departamento de Comunicação Social (DECS) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). 

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

SILVA, André Luís; PEREIRA, Ariane Carla.
CARTA AO LEITOR OU GUIA DO LEITOR? Uma análise discursiva no editorial da revista Veja
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 6–17, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos