BRIÓFITAS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAPACURÁ, SÃO LOURENÇO DA MATA, PERNAMBUCO, BRASIL

Autores

  • Hugo Henrique Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Dennys Victor Souza e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Mércia Patrícia Pereira Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18764/1981-6421e2023.5

Palavras-chave:

Florística, Diversidade, Substrato

Resumo

Este estudo aborda a diversidade de briófitas na Estação Ecológica de Tapacurá, localizada em São Lourenço da Mata, Pernambuco, Brasil. As briófitas são plantas não vasculares, incluindo hepáticas, musgos e antóceros, que desempenham um papel importante como bioindicadores de qualidade ambiental devido à sua sensibilidade às variações ambientais e dependência de água externa. A pesquisa foi realizada em outubro de 2022, abrangendo três fragmentos da estação: Mata do Camocim, Mata do Alto da Buchada e Mata do Toró.  Foram realizadas coletas exploratórias na área de estudo em outubro de 2022 em todos os substratos favoráveis ao desenvolvimento do grupo. Todas as amostras foram georreferenciadas e identificadas com dados do coletor e do substrato onde o material estava se desenvolvendo. Foram identificadas 32 espécies de briófitas, distribuídas em 26 gêneros e 13 famílias, incluindo 17 musgos e 15 hepáticas. Essa brioflora representa 5% da diversidade de Pernambuco e 9% do Nordeste. As famílias Lejeuneaceae e Fissidentaceae foram as mais ricas em espécies, com destaque para os gêneros Fissidens e Plagiochila. A família Lejeuneaceae é particularmente representativa em ambientes florestais tropicais e contribui significativamente para a diversidade de briófitas na região. Além disso, 14 espécies foram encontradas como epífitas, 10 como epíxilas, 4 como epífilas, 4 como terrícolas e 4 como rupícolas. A predominância de epífitas pode ser atribuída à abundância de árvores que servem como substratos nas florestas. A maioria das espécies foi encontrada em apenas um tipo de substrato, indicando alta especificidade de substrato. Isso pode ser resultado da heterogeneidade das condições ambientais na Estação Ecológica de Tapacurá, incluindo variações de luminosidade, umidade e temperatura. A pesquisa revela que a estação, com uma área de 330 ha, abriga uma diversidade significativa de briófitas, representando uma parte substancial da diversidade de Pernambuco e do Nordeste. No entanto, mais de 90% das espécies foram encontradas exclusivamente em um tipo de substrato, o que sugere a necessidade de estudos futuros para compreender melhor os fatores relacionados à distribuição das briófitas na região e sua alta especificidade de substrato. Em síntese, este estudo destaca a importância das briófitas como bioindicadores de qualidade ambiental e fornece informações valiosas sobre a diversidade e distribuição dessas plantas na Estação Ecológica de Tapacurá, contribuindo para o conhecimento da flora briofítica na região nordeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SALDANHA, L, S. et al. (2018). Caracterização morfológica de briófitas no Município de Benjamin Constant-AM. Biota Amazônia, Amazonas, 8 (2), 48-52.

DANYAN, Su et al. (2021). Large-Scale Phylogenomic Analyses Reveal the Monophyly of Bryophytes and Neoproterozoic Origin of Land Plants, Molecular Biology and Evolution, 38 (8), 3332–3344.

HEIDTMANN, L. P. (2012). Florística e Ecologia de Briófitas em um Fragmento de Restinga no Extremo sul do Brasil. Tese (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - FURG, Rio Grande.

PAIVA, L, A. et al. (2015). Briófitas de um fragmento florestal urbano de Minas Gerais (Brasil). Pesquisas, Botânica. São Leopoldo, 67 (181), 1-19.

COSTA, D. P.; PONZO, A. P. (2010). Introdução: as briófitas do Brasil. In: FORZZA, RC., org., et al. Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Catálogo de plantas e fungos do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio: Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 1, 61-68.

GARCÍA, L. M. (2018). Levantamento de briófitas e interações ecológicas em um remanescente da floresta atlântica no sudeste do Brasil. Tese (Mestrado em Botânica) - UFV, Viçosa.

MOURA, G. J. (2018). Contribuições para a gestão ambiental na Estação Ecológica do Tapacurá - Recife: Editora Universitária da UFRPE.

MELO, R. K. (2017). Estudo da biodiversidade como ferramenta de elaboração de um plano de manejo para reserva ecológica do tapacurá, pernambuco- brasil. 78 pág. (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) UPE - Recife.

SILVA, M. I. (2002). Aspectos ecológicos de briófitas em áreas preservadas de mata atlântica, Tropical Bryology , Rio Janeiro, Brasil. 22, 77-102.

VITA, M, D. (2017). Desenvolvimento de técnicas de coleta e identificação de briófitas para discentes do IFSP- Campus Cubatão. In: Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 8, Cubatão - SP. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2-3.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

(1)
Silva, H. H. A. da .; Silva, D. V. S. e; Silva, M. P. P. BRIÓFITAS DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAPACURÁ, SÃO LOURENÇO DA MATA, PERNAMBUCO, BRASIL. Bol. Lab. Hidrobiol. 2024, 33.

Edição

Seção

Artigos