ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PERÍODO PANDÊMICO

experiências e aprendizados em uma biblioteca universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.8

Palavras-chave:

estágio supervisionado, atuação do bibliotecário, biblioteca universitária, covid-19, pandemia

Resumo

O presente estudo objetiva descrever as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas e suas adaptações ao contexto da pandemia, ressaltando aspectos formativos, tecnológicos e de gestão que complementam a formação acadêmica e profissional dos estudantes de bacharelado em Biblioteconomia. Metodologicamente, fundamenta-se em uma pesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC), local onde ocorreu o estágio. Tem como resultado a apresentação das atividades desenvolvidas remotamente no período de fechamento das bibliotecas universitárias, com base na definição de quatro categorias de análise para o relato de experiência: Atendimento a pessoas com deficiência; Serviços de referência virtual, normalização e editoração; Representação descritiva e temática da informação em MARC 21; e Repositório Institucional. Evidencia os principais desafios bem como as potencialidades e habilidades que levaram ao protagonismo discente no período pandêmico. Por fim, conclui que o estágio supervisionado se configurou como uma forma possível para a consolidação do aprendizado na graduação, haja vista o desenvolvimento de atividades práticas com edição de material em formato acessível, atendimento remoto e processamento técnico da informação.

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Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (UNIBF). Bacharel em Biblioteconomia (UFC).

Juliana de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Bacharela em Biblioteconomia (UFC).

Lyvia Ravena de Sousa Martins, Universidade Federal do Ceará

Bibliotecária na Faculdade de Odontologia Paulo Picanço.

Cainã Maria Viana dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Biblioteconomia (UFC).

Francisco Edvander Pires Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFC). Bibliotecário na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. Membro da International Association of Sound and Audiovisual Archives (IASA).

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

Chaves, I. T., Lima, J. de S. ., Martins, L. R. de S., Santos, C. M. V. dos ., & Santos, F. E. P. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PERÍODO PANDÊMICO: experiências e aprendizados em uma biblioteca universitária. Revista Bibliomar, 22(1), 161–180. https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.8

Edição

Seção

Relato de Experiência