APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA A DISTÂNCIA

relato de elaboração de uma Lista de Cabeçalhos de Assunto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.4

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), ensino de Biblioteconomia a distância, lista de cabeçalhos de assunto

Resumo

Relata o delineamento pedagógico, do planejamento ao realinhamento, de uma atividade baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) alinhada às competências e habilidades para o século XXI, na disciplina de Linguagens Documentárias da graduação a distância em Biblioteconomia em uma instituição particular. A proposta foi criar uma Lista de Cabeçalhos de Assunto de forma cooperativa e/ou colaborativa, integrando cerca de 170 estudantes de 6 turmas (cinco regulares e uma de dependência) do primeiro semestre letivo de 2022. Os objetivos da atividade foram: compreender possíveis ruídos causados pela linguagem natural durante o processo de indexação e entender os fundamentos teóricos das Listas de Cabeçalhos de Assunto. A sequência didática foi dividida em duas etapas: identificação de assuntos de livros digitais em linguagem natural e elaboração de Lista de Cabeçalho de Assunto. Foram utilizadas as ferramentas fórum de discussão, Docs Google® e Youtube®, bem como bibliotecas digitais. Além de permitir a compreensão do contexto histórico da criação das linguagens de indexação, permitiu que os alunos percebessem a necessidade de elaboração de teorias e normas para melhorar a comunicação documental. Para o realinhamento futuro da tarefa, que está sendo novamente desenvolvida no primeiro semestre de 2023, foi feita uma identificação mais detalhada dos objetivos de aprendizagem, objetivos digitais e conteúdos/conhecimentos necessários. Por fim, inicia a discussão sobre a necessidade de criação de uma taxonomia própria para o ensino de representação temática.

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Biografia do Autor

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Centro Universitário Claretiano; Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela UFSCar. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar com a temática de análise bibliométrica sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem e ensino remoto. Atua como bibliotecária do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é professora do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano e coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Metodologias Ativas de Ensino. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP e licenciatura plena em Língua Portuguesa pelas FIMI. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Estudos da Música Brasileira dos séculos XX e XXI - UNICAMP e Processos de ensino e aprendizagem na modalidade a distância a partir da implementação do laboratório/brinquedoteca - UFSCAR. Tem experiência no ensino presencial e a distância de Biblioteconomia e na elaboração de material didático, em especial nas áreas de classificação bibliográfica, tesauros, indexação, análise documental e catalogação.

Vanessa de Oliveira Andrade, Centro Universitário Claretiano

Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência como auxiliar de biblioteca e com normalização acadêmica e científica desde 2010.

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Publicado

2023-06-28

Como Citar

SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite de; ANDRADE, Vanessa de Oliveira.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA A DISTÂNCIA: relato de elaboração de uma Lista de Cabeçalhos de Assunto
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 1, p. 74–97, 28 Jun 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

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Seção

Artigos