O fenômeno 'bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman

Autores

  • André Augusto Maia Secretaria de Estado da Educação/SP; Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP
  • Fábio Ricardo Leme Universidade de São Paulo/SP; SENAC-SP

Resumo

O presente estudo tem por objetivo promover uma reflexão sobre fenômenos de violência, comumente chamado por bullying, dentro da escola, partindo da premissa de que ocorrem, cotidianamente, neste espaço. A reflexão sobre o tema, a partir de uma realidade em constante transformação, visa propor considerações diante dos fatos constatados no contexto escolar estudado. Analisamos os fatores que motivam a violência escolar, com um olhar focado na relação entre os sujeitos, entendendo que esse é um aspecto relevante e disparador do bullying na realidade escolar. Investigamos a compreensão dos alunos sobre a problemática, coletando relatos, depoimentos e reflexões, visando compreender o problema a partir da experiência dos mesmos, sendo estes vítimas ou expectadores das situações de violência e bullying dentro do espaço escolar. As problemáticas detectadas foram objeto de ampla reflexão e discussão ao longo desse estudo, utilizando, principalmente, a teoria de Zygmunt Bauman, que analisa a liquidez das relações humanas e suas consequências em uma realidade em constante transformação. Verificamos que há presença de violência na realidade escolar estudada, dentro de sala de aula ou no recreio, bem como a falta de suporte para o seu enfrentamento por parte da instituição escolar. Identificamos a presença do fenômeno bullying, resultante de uma realidade de violência e dificuldades de relacionamento, evidenciado pelos inúmeros relatos dos sujeitos sobre a questão. A pesquisa foi realizada no âmbito do curso de pós graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – EVC – da Universidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Augusto Maia, Secretaria de Estado da Educação/SP; Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP

Graduado em Filosofia, Pós Graduado (latu sensu) em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo-SP, Pós Graduando em Gestão Escolar. Professor de Filosofia da Rede Estadual de Ensino – SP. Professor de Teodiceia do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Fábio Ricardo Leme, Universidade de São Paulo/SP; SENAC-SP

Graduado e Pós-graduado (stricto sensu) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor-tutor do curso de especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola da Universidade de São Paulo-SP. Gestor de Projeto Educacionais do SENAC- SP.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

Maia, A. A., & Leme, F. R. (2014). O fenômeno ’bullying’ na escola pública, na perspectiva do pensamento de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2991