O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia

Autores

  • Fábio Liborio Rocha Centro Universitário UDF
  • Denise Oliveira e Silva Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.32

Palavras-chave:

Ebó, Inhame, Comida de santo, Candomblé, Cultura afro-brasileira

Resumo

O presente artigo pretende defender o conceito de Yorubalandia, portanto etnolinguístico, encontrando no tubérculo inhame, um alimento que produz uma conexão histórica da cultura africana do Candomblé, desde a Nigéria até os terreiros brasileiros. O auxílio da linguística, como ciência de coadjuvação filológica, não poderia prescindir desta análise e temos procurado agrupar todas as línguas da família Yoruba, faladas em cânticos nos Candomblés para justificar nossa cultura africana do Brasil. Contudo, o inhame em causa é justamente o alimento conector com a nossa africanidade Yoruba e este conecta quilombos, terreiros de Candomblé e elementos Yorubas da Cultura da Costa da África de variados países como Togo, Nigéria e Benim. A etnolinguística inclui também aspectos geográficos, literários, genealógicos, e, por último, morfológicos, investigando os Itans, as tradições orais e escritas do que é cantado e falado nos terreiros. De outro modo, nos socorremos da pedagogia das encruzilhadas também é um aporte metodológico que evita partir da branquitude para compreender o Candomblé. Comparativamente, tanto a comida de santo com inhame no Candomblé, quanto o idioma Yoruba falado nos cânticos, constituem um elemento de instituição cultural, que ajudaram a construir um país negro como vemos o Brasil atual. Assim, podemos afirmar que a festa do inhame novo na Nigéria e o culto de Oxaguiã no Brasil, simbolizam este tubérculo como alimento conector sagrado, possibilitando a hermenêutica do Candomblé. Como resultado desta pesquisa, pudemos observar uma procissão de devotos de Candomblé segurando inhames em um ritual de hierarquização para um Babá de Oxaguiã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Liborio Rocha, Centro Universitário UDF

Pós-doutor em Psicologia. Professor do Centro Universitário -UDF, coordenação de Psicologia. Materias de Psicologia Estudo do Comportamento, Estudos e Investigação em Psicologia, Teorias da Aprendizagem, História da Psicologia.

Referências

AMOS, Alcione M. Afro-Brasileiros no Togo: A História da Família Olympio, 1882-1945. Salvador: Revista Afro-Ásia, nº.63, pp. 173-194, Universidade Federal da Bahia, 1999.

BARFIELD, Thomas. Diccionario de antropología. Madrid: Siglo Veintiuno, 2000.

BENISTE, José. Dicionário Yorubá-Português. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

____________. As Águas de Oxalá - Àwon Omi Òsàlá. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

ASANTE, Molefi Kete & MAZAMA, Ama. Encyclopedia of African religion. Thousand Oaks, California: SAGE Publications, 2009.

CACCIATORE, Olga Gudolle. Dicionário de Cultos Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.

CARNEIRO, Edison. Candomblés da Bahia. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

_________________. O quilombo dos Palmares. São Paulo: Nacional, 1958.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

. Dicionário do Folclore Brasileiro. 6ª.ed. ilustrada. São Paulo: Global, 1988.

CASTILLO, Lisa Earl. Texto de apresentação da Revista Afro-Ásia. Salvador: Revista Afro-Ásia, nº.63, pp. 470-518. ISSN: 0002-0591, Universidade Federal da Bahia, 2021.

FALOLA, Toyin and Matthew M. Heaton. A History of Nigeria. USA: Cambridge University Press and University of Texas at Austin, 2008.

________________ and GENOVA, Ann. Historical dictionary of Nigeria. USA: Scarecrow Press, 2009.

________________. Orisa in Diaspora - in Handbook of the Yoruba. New York: Palgrave, 2022.

FERRÃO, José Eduardo Mendes. Na linha dos descobrimentos dos séculos XV e XVI Intercâmbio de plantas entre a África Ocidental e a América. Lisboa: Revista de Ciências Agrárias, 36(2): pp.250-269, 2013.

KITAUSE, Rimamsikwe Habila & ACHUNIKE, Hilary Chukwuka. Religion in Nigeria from 1900-2013. Nsukka, Nigeria: Research on Humanities and Social Sciences, University of Nigeria, ISSN 2222-1719 (Paper), Vol.3, No.18, 2013.

KLEIN, Herbert S. El tráfico atlántico de esclavos. Lima: Fundación Manuel J. Bustamante de la Fuente, 2011.

LOPES, Nei. Dicionário da Antiguidade Africana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MELO, Diogo Jorge de & BARBOSA, Priscila Faulhaber. Museologia das Encruzilhadas: uma proposta de inclusão das epistemes afrodiaspóricas nos espaços museais. Brasília: Revista Museologia & interdisciplinaridade vol. 10, nº 20, UnB, jul./dez. de 2021.

RIBEIRO, Carlos & CAETANO, Vilson. Comida de santo que se come. São Paulo: Arole Cultural, 2018.

ROCHA, Agenor Miranda. As Nações Kétu: origens, ritos e crenças. Os Candomblés Antigos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

ROSA, Yohana Cristina dos Santos. Ebó Epistemológico: germinações educacionais à luz do mulherismo africano. São Francisco do Conde, Portugal: monografia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2019.

RUFINO, Luiz. Pedagogias das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: artigo da Revista Periferia, v.10, n.1, p. 71 - 88, UERJ, jan./jun., 2018.

____________. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SOUSA JUNIOR, Vilson Caetano de. Na palma da minha mão: temas afro-brasileiros e questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2011.

________________________________. Comida de santo e comida de branco. Salvador: UFBA - Revista da Pós-graduação em Ciências Sociais, v.11, n.21, jan/jun. 2014.

SOUZA PINTO, Olavo Filho. Cadernos nagô. A reversibilidade do Alapini Paulo Braz Ifamuyiide. São Paulo: Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP como pré-requisito para obtenção do título de Mestre em Ciência Social (Antropologia Social), 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Rocha, F. L., & Silva, D. O. e. (2022). O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(30). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.32

Edição

Seção

Perspectivas educacionais