Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis

Autores

  • Monia Chouari Faculty of Arts & Human Sciences of Sousse

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.31

Palavras-chave:

Cultura vitoriana, Alfabetização, Feminilidade, Empoderamento, Gênero, Construção de identidade

Resumo

O período vitoriano caracterizou-se pelo seu marco na rápida mudança dos códigos morais e sociais, deixando um impacto no estatuto da mulher que suscitou reflexões nos pensadores e autores. A romancista Elizabeth Gaskell (1810-1865), quebrou novos fundamentos ao chamar a atenção para a educação estratégica que ajuda as mulheres a construir identidade de género. Como tal, a educação que melhora as concretizações práticas para as mulheres representa um bem empoderador, que serve para revisitar as normas convencionais prevalecentes na formação de mulheres meramente relacionadas com a realização de tarefas domésticas. Este argumento é sustentado por dados fornecidos pelo método de análise baseada em texto aplicado. Ao contrário das leituras de Cousin Phillis (1864) que mostram o resultado educacional de uma mulher como limitado a uma experiência romântica falhada, uma leitura profunda do texto de Gaskell proporciona uma compreensão substancial do impacto da educação de uma mulher que ilumina a sua mente a desenvolver-se da ignorância ao conhecimento, e da "loucura" à sabedoria no cenário simbólico da Quinta da Esperança. Por conseguinte, a experiência do caso de amor não alcançado é reescrita para fazer dela uma experiência cultural feminina que alarga o conhecimento de si própria e das suas necessidades práticas num ambiente pastoral. Tornar-se conhecedora das línguas e literatura latina e italiana ajuda a mente da personagem a transcender a limitada dimensão romântica na promoção do processo de construção da identidade feminina, que está organicamente conectada com a identidade nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Primary source:

Gaskell, E. (1863). Cousin Phillis. In P. Keating, (Ed), Cranford/ Cousin Phillis. Penguin Book1s, 1986. Print.

Fiction by Elizabeth Gaskell

Gaskell, E. (1853). Cranford. In P. Keating, (Ed), Cranford/ Cousin Phillis. Penguin Books, 1986. Print.

- - - . (1850). “Lizzie Leigh”. In A. Shelston, (Ed), North and South, (pp. 427-453). Norton and Company Inc., 2005. Print.

- - - . (1848). Mary Barton. Penguin Books, 1994. Print.

- - - . (1853). “My French Master”. In E.A. Chadwick, (Ed), The Project Gutenberg EBook of Mrs. Gaskell (2018).

- - -. (1855). North and South. A. Shelston. (Ed). Norton and Company Inc., 2005. Print.

- - - . (1853). Ruth. A. Shelston. (Ed). Oxford UP, 1985. Print.

- - - . (1863). Sylvia’s Lovers. S. Foster. (Ed). Penguin Books, 1996. Print.

- - -. (1857). The Life of Charlotte Brontë. E. Jay. (Ed). Penguin Books, 1997. Print.

- - - . (1864-66). Wives and Daughters. D. Thorold. (Ed). Wordsworth Edition, Ltd., 2003. Print.

Secondary sources

Browning, E. B. (1856). Aurora Leigh. https://digital.library.upenn.edu/women/barrett/aurora/aurora.html

Butler, J. (1991). Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. Routledge, 1991. Print.

- - -. (2004). Doing Gender. Routledge, 2004. Print.

- - -. (1994). “Gender as Performance: An Interview with Judith Butler,” Radical Philosophy: A Journal of Socialist and Feminist Philosophy, 67, (pp. 32-9).

- - -. (1997). “Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory.” In C. G. Heilbrun & N. K. Miller, (Eds), Writing on the Body. Columbia UP, (pp. 401-417). Print.

Calyle, T. (1829). “Signs of the Times”. G. B. Tennyson. (Ed). Random House, 1969. Print.

Cazamian, L. (1973). The Social Novel in England 1830-1850, Dickens, Disraeli, Mrs Gaskell, Kingsley. Routledge. Print.

Curtis, J. (1995). “‘Manning The World’: The Role of the Male Narrator in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis.” Victorian Review, 21 (2), (pp. 129–44). JSTOR, http://www.jstor.org/stable/27794807. Accessed 13 Oct. 2022.

de Beauvoir, S. (1972). The Second Sex. Trans. H. M. Parshley. Bentham. Print.

Dickens, C. (1854). Hard Times. D. Thorold. (Ed). Wordsworth Editions, 1995. Print.

Disraeli, B. (1845). Sybil or the Two Nations. Introduction by R. A. Butler. T. Braun (Ed). Penguin Books Ltd., 1994. Print.

Eliot, G. (1866). Felix Holt, the Radical. P. Coveney (Ed). Penguin Books, 1966. Print.

Ellis, S S. (1839). The Women of England, Their Social Duties, and Domestic Habits. Fisher, Son & Co. Web. 29 February 2016. Print.

Engels, F. (1884). The Origin of the Family, Private Property and the State. E. B. Leacock. (Ed). International Publishers, 1972. Print.

Fyfe, P. (2013). “Victorian Transformations: Genre, Nationalism and Desire in Nineteenth-Century Literature.” In B. Tredennick (Ed), Victorian Studies, 55(2), (p.331). https:// doi:10.2979/victorianstudies.55.2 Indiana University Press.

Hansson, H and Norberg, C. (2008). “Silencing for a Reason: Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis.” Orbis Litterarum 63 (5), (pp: 422–440). University of Technology.

Kingsley, C. (1850). Alton Locke: Tailor and Poet. H. V. Thal. (Ed). Cassel and Company, Ltd., 1967. Print.

Knox, P. E. (1992). “Love and Horses in Virgil's Georgics.” Eranos 90, (pp. 43-53). Columbia University Press.

Mill, J. S. (1831). The Spirit of the Age. G. B. Tennyson. (Ed). Random House, 1969. Print.

Patmore, C. (1854-62). The Angel in the House. (4th ed). Macmillan & Co., 1866. Print.

Rogers, P. (1995). “The Education of Cousin Phillis.” Nineteenth-Century Literature, 50 (1), (pp.27-50). https://doi.org/10.2307/2933872.

Ruskin, J. (1856). “Of Queens’ Gardens” and “Of Kings’ Treasuries.” Sesame and Lilies . H. M. Caldwell, 1871. Questia. Web. 9 Oct. 2009.

Shelston, A. (2008). “Education in the Life and Work of Elizabeth Gaskell.” The Gaskell Journal, 22, (pp. 56-71). Gaskell Society, pp. 56–71, http://www.jstor.org/stable/45179662.

Schwartz, L (2011). “Feminist thinking on education in Victorian England”. Oxford Review of Education, 37(5), 669-682, https:// doi: 10.1080/03054985.2011.621684

Uglow, J. (1999). Elizabeth Gaskell: A Habit of Stories. Faber and Faber.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Chouari, M. (2022). Education is a Woman’s Asset in Elizabeth Gaskell’s Cousin Phillis. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(30). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.31

Edição

Seção

Perspectivas educacionais