Reflexões sobre o acesso às tecnologias de informação e comunicação pelas famílias agricultoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.33

Palavras-chave:

Vulnerabilidade Social, Agricultura Familiar, Covid-19, Exclusão digital rural, Desenvolvimento rural

Resumo

A pandemia da Covid-19 intensificou a necessidade do uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em todos setores do escopo social. Para muitas pessoas, após o início da pandemia, os atos de estudar, trabalhar, comprar e apenas se comunicar, aconteceram somente através do acesso à internet. No entanto, a disponibilidade de conectividade, principalmente via internet, não é distribuída de forma homogênea aos que dependem dela para executar suas atividades. Neste sentido, este trabalho tem o objetivo de fazer refletir sobre as transformações ocorridas na sociedade da informação a partir da globalização e que foram intensificadas pela pandemia da COVID-19, com enfoque no acesso às TIC´s pelas famílias agricultoras. Para isso, foi realizada revisão de literatura buscando fundamentações teóricas e dados secundários para buscar entender como está sendo o acesso às TIC´s pela agricultura familiar. Os resultados demonstraram que, historicamente, o desenvolvimento foi pensado a partir dos países mais desenvolvidos, dando ênfase às regiões urbanas, enquanto o rural sofre com a falta de assistência há tempos. Nesse momento pandêmico, é um dos grupos sociais que mais enfrenta dificuldades no acesso às TIC´s, o que se amplia quando se trata de famílias pertencentes a classes sociais vulneráveis. Por isso, é importante o Estado pensar em estratégias para melhorar a conectividade rural e possibilitar que estas famílias, especialmente aquelas em situação de pobreza, tenham acesso à internet de boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Rodrigues Zboralski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Filha de Agricultores Familiares Paranaenses. Graduada em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Pato Branco, com projeto de pesquisa relacionado com o acesso e uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente é Extensionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IAPAR-EMATER (IDR - Paraná). Atuando principalmente no acesso e execução de Políticas Públicas de Promoção Social e cidadania, com prioridade no atendimento as famílias em Situação de Vulnerabilidade Social e populações tradicionais em temas ligados a transição para a Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional- SAN.

Larisse Medeiros Gonçalves, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

É Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2017) e Mestra em Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal (Diversificação e Manejo Sustentável de Hortaliças), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2020). Especialista em gestão, licenciamento e auditoria ambiental (2018). Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR, a pesquisa em foco para tese engloba a articulação de redes agroecológicas diante o contexto pandêmico. É integrante e colaboradora de Grupo de Estudos de Sustentabilidade e Ambiente (http://www.pb.utfpr.edu.br/gepas/index.php). Ademais, também trabalha com facilitação, acompanhamento e indicadores de transição agroecológica em agroecossistemas familiares, cadeiras curtas de abastecimento, bem como temáticas acerca de sustentabildiade e Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).

Bruno Zilli Peroni, Universidade Federal da Fronteira Sul

Técnico em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Possui experiência na área de agrimensura, tendo realizado estágio curricular e trabalho de pesquisa, e na área de ciências sociais, por meio de iniciação científica. Atualmente cursando medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo, desde o semestre 2022/1.

Hieda Maria Pagliosa Corona, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2006), pós-doutorado em Desenvolvimento socioambiental pelo Ladyss/Paris X (2012) e pós-doutorado em Desenvolvimento rural pelo PGDR/UFRGS (2013). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Editora adjunta da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPR. Lidera o grupo de pesquisa CEPAD/UTFPR - Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente e sociedade; ecologia política; desenvolvimento socioambiental; agricultura familiar, inter-relações urbano e rural interdisciplinaridade.

Wilson Itamar Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Associado nível 4, atuando desde 1994 no Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Graduado em Engenharia Agronômica pela UFSM (1981), especializado em Olericultura pela UFV(1990), Mestre em Fitotecnia pela UFRGS (1998) e Doutor em Agronomia pela UFPel (2005). Foi coordenador do curso de graduação em Agronomia da UTFPR e Diretor da DIREC (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias). Foi Extensionista Rural durante 10 anos, em diversas cidades paranaenses na EMATER-PR(1982-1992). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, no qual pesquisa e orienta no Mestrado e no Doutorado, os seguintes temas: Comunicação Rural, Tecnologias de Informação e Comunicação no rural (TICs), Extensão Rural, Feira-livre, Agricultura Familiar, Educação ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia e Avaliação da sustentabilidade de Agroecossistemas. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ambiente e Sustentabilidade (GEPAS). Publicou o livro ?As feiras-livres de Pelotas sob o império da globalização: perspectivas e tendências? e diversos outros artigos sobre o assunto. Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista de Economia e Sociologia Rural; Revista Redes, Revista GEPEC e a Revista Desenvolvimento Regional em Debate. Foi Tutor do Grupo PET-Agronomia (UTFPR, Pato Branco) durante 10 anos (ago 2009 / fev 2019). Coordenador de diversos eventos de Extensão Universitária no Sudoeste Paranaense. Atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Campus Pato Branco.

Referências

ALMEIDA, Lília Bilati et al. JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag. (Online) vol.2 no.1. São Paulo, 2005. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-17752005000100005. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. Atlas BR. 2022. Disponível em http://www.atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 18 de fev. de 2022.

BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; SCOTT, L. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2018.

CETIC.BR - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação . Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. Pesquisa TIC Domicílios (anos de 2009-2020). 2022. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/domicilios/. Acesso em 18 de fev. 2022.

DESCARTES, René. Discurso do método. Martins Fontes, São Paulo, 2001.

ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires, 2005. Disponível em: http://www.iea.usp.br/eventos/destaques/escobar-natureza. Acesso em 18 de ago. 2021.

ESCOBAR, Arturo. Bem-vindos à Cyberia: notas para uma antropologia da cibercultura. Capítulo 1. In SEGATA, Jean & RIFIOTIS, Theophilos (ed.). Políticas etnográficas no campo da cibercultura. Brasília: ABA Publicações; Joinville Editora Letradágua, 2016. 208p.

IANNACCONE, Fabio Marcello. Inclusão Digital no Campo: por uma política pública para acesso à informação na agricultura familiar. 2019. 56 p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Agroecologia, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

IICA, BID e Microsoft. Conectividade rural na américa latina e no caribe uma ponte para o desenvolvimento sustentável em tempos de pandemia. 2020. Disponível em: https://iica.int/sites/default/files/2020-10/BVE20108887p.pdf. Acesso em 18 de ago. 2021.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade /Anthony Giddens; tradução de Raul Fiker. - São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GIDDENS, Anthony. O mundo na era da globalização. 6. ed. Portugal: Editorial Presença, 91 p. 2006.

GIDDENS. Anthony. O mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo por nós. Rio de Janeiro: Editora Record, 2000.

RAYNAUT, Claude. Atrás das noções de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável: questionando algumas representações sociais. Curitiba, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento MADE/UFPR, 2006.

SANSSANOVIEZ, Andressa. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a extensão rural: uma caracterização no contexto da agricultura familiar. 2020. 154 p. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4924. Acesso em: 23 de maio de 2021.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Globalizations. Theory, Culture & Society.Nottingham, v. 23, n. 2-3, p. 393-399, mai. 2006. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Globalizations_Theory_Culture_and_Society_2006.PDF. Acesso em 18 de ago. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A ilusória “desglobalização”. Outras Palavras, 2017. Disponível em: https://outraspalavras.net/geopoliticaeguerra/boaventura-a-ilusoria-desglobalizacao/. Acesso em 18 de ago. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice-o social e o político na pós-modernidade. Leya, 2013.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Zboralski, A. R. ., Gonçalves, L. M., Peroni, B. Z. ., Corona, H. M. P. ., & Godoy, W. I. (2022). Reflexões sobre o acesso às tecnologias de informação e comunicação pelas famílias agricultoras. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(30). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.33

Edição

Seção

Perspectivas educacionais