A crise da escola ao olhar pós-moderno

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.21

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Modernidade, Mudanças, Escola, Filosofia da Educação

Resumo

O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.

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Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Docente das disciplinas filosóficas na Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Formada em Filosofia (UFPR, 1974); Master of Education (MSU, 1976); Master of Science (ISU, 1991); Doutora em Educação (UNESP, 2003); Pós-Doutora em Filosofia (UFSC, 2014).

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Publicado

2022-08-16

Como Citar

Henning, L. M. P. (2022). A crise da escola ao olhar pós-moderno. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.21

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais