DEWEY E RORTY: reconstrução e redescrição contra os dualismos

Autores

  • Marcela Calixto dos Santos Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.25

Palavras-chave:

Dewey, Rorty, Pragmatismo, Dualismos, Filosofia

Resumo

John Dewey, em suas críticas aos dualismos, já dizia que a necessidade de reconstrução de conceitos é uma urgência para a reconstrução de uma nova mentalidade social. Richard Rorty defende a necessidade de desenvolvermos redescrições sobre a realidade e posiciona-se de modo radical no combate às concepções dualistas, as quais enxerga dentro de um paradigma platônico de linguagem pensamento. Diante dessas considerações, o objetivo deste artigo consiste em explorar o conceito de dualismo nas críticas de ambos os autores e, por conseguinte, aprofundar as implicações na relação da filosofia com a ciência e a moral, para visualizarmos possibilidades de superação do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Calixto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e pela graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou por 10 anos como docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no município de Londrina, Paraná. Atualmente está morando no Japão. Na pesquisa, tem atuado na área da Filosofia da Educação como sseguintes temas: Educação; Experiência; PráticaDocente; Pragmatismo e pensamento educacional de John Dewey. Membro do GP Filosofia, educação e condição humana.

Referências

AMARAL, M. N. C. P. (Dewey: filosofia e experiência democrática (Debates, 229). Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo, 1990.

DEWEY, J. Reconstrução em filosofia. Com a nova introdução do autor. (Coleção Fundamentos da Filosofia). 1a ed. São Paulo: Ícone, 2011.

GHIRALDELLI, P. J. Richard Rorty: a filosofia do novo mundo em busca de mundos novos. Petrópolis: Vozes, 1999.

RORTY, R. Relativismo: encontrar e fabricar. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.

RORTY, R. Contigência, ironia e solidariedade. (Coleção Dialética). São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Santos, M. C. dos. (2022). DEWEY E RORTY: reconstrução e redescrição contra os dualismos. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.25

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais