A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19

Palavras-chave:

Filosofia da educação, Modernidade e Pós-modernidade, Formação ética, Escolas cívico-militares

Resumo

O presente artigo trata sobre a proposta educativa da modernidade, levando em conta as críticas que os filósofos pós-modernos fazem à racionalidade, que influenciou a formação humana e culminou com o holocausto da Segunda Guerra. Consideramos, as críticas de Adorno à razão instrumental que não só teve influência epistemológica, senão também ética. Finalizamos com algumas propostas e tentativas para alcançar a ética na formação humana. A metodologia utilizada será a bibliográfica e está caracterizada por uma reflexão acerca das propostas e desafios contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade estadual de Londrina

Graduação em Filosofia, mestrado em Filosofia e doutorado em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação da área de Filosofia do departamento de Educação e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Referências

Adorno, Theodor. Textos Escolhidos. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

Adorno, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 1995.

Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém: Um estudo sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Aristóteles. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

Canetti, Elias. Massa e poder. Brasílea: Ed. Universidade de Brasília, 1983.

Cassirer, Ernst. A filosofia do iluminismo. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.

Lyotard, Jean-François. A condição pós-modema. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Habermas, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Kant, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Casa das Musas. 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2808482&forceview=1.

Kant, Immanuel. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.

MEC. Escola cívico militar. 2019. Disponível em: http://escolacivicomilitar.mec.gov.br/ Acesso em: 06 março. 2022.

Rorty, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Rouanet, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

Rousseau, Jean-Jaques. Emilio ou da Educação. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1995.

Santos, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez editores, 2008.

Schiller, Friedrich. Sobre a Educação Estética da Humanidade. São Paulo: Herder, 1963.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Verástegui, R. de L. A. (2022). A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(29). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.19

Edição

Seção

A pós-modernidade e as incertezas educacionais