EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA, EQUITATIVA E AO LONGO DA VIDA: A agenda 2030 e os organismos internacionais

Autores

  • Marília Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Patricia Somers University of Texas at Austin.
  • Egeslaine de Nez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação Superior e contextos emergentes, Universidade e bem social estratégico, Gênero e equidade.

Resumo

Este estudo discute as potencialidades para a América Latina e o Caribe a partir de proposições de organismos multilaterais para a educação, conhecida como Agenda E2030. Na perspectiva mundial, esta proposta busca uma visão humanista para a Educação Superior considerada como motor da erradicação da pobreza. São utilizados como fontes de pesquisa os documentos do Fórum Mundial de Educação, da Declaração de Incheon, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Ações Unidas (ONU) e do Marco de Ação (ODS4). A análise considera a questão de gênero. Mas, também trata especificamente da consubstanciação das proposições na IESAL/UNESCO, imbricada na Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (CRES2018) e no consequente Plano de ação para um território socioeconômico marcado por desigualdades sociais, no qual os sistemas e as instituições buscam se constituir em um bem social estratégico com vistas à equidade.

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Biografia do Autor

Marília Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Professora Titular na Escola de Humanidades da PUCRS. Professora Aposentada do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Premio Pesquisador gaúcho 2021. Criadora e Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da PUCRS. Coordenadora da Rede SulBrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). Sua produção está voltada a estados de conhecimento, destacando-se: a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa e a Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES).

Patricia Somers, University of Texas at Austin.

Associate Professor in the Program in Higher Education Leadership and Policy at the University of Texas at Austin. She held previous faculty positions at the University of Arkansas at Little Rock and the University of Missouri – St. Louis. She received the Ph.D. in Educational Administration (University of New Orleans), M.A. in Portuguese (University of Illinois) and B.A. in Spanish (Michigan State University). She has received honors for her research NASPA and AAUW and has supervised 70+ doctoral dissertations. Since 2004, she has been a faculty advocate and officer of Texas Association of University Professors. She has co-written a seminal book and 5 articles on campus carry. She also researches students in Brazil and the U.S., affirmative action in the BRICS, and legal issues. She has affiliations with PUCRS and the Federal University of Paraná.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). É editora associada da Revista Panorâmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Morosini, M., Somers, P., & Nez, E. de. (2021). EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA, EQUITATIVA E AO LONGO DA VIDA: A agenda 2030 e os organismos internacionais. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17895