APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A Educação profissional e superior no Brasil da era Vargas

Autores

  • Willian Roberto Vicentini Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED/Pr). Faculdade Educacional de Colombo (FAEC).

Palavras-chave:

Educação, Formação Técnica, Ensino Superior, Trabalhador.

Resumo

O referido artigo versa sobre a educação e a formação profissional durante os anos do governo de Getúlio Dorneles Vargas, principalmente no que se refere ao embate entre educação superior e a educação para o trabalho, mas especificamente a educação fomentada pelo governo que atendesse as classes que buscavam os dois modelos de formação. Busca-se com a pesquisa, uma breve discussão sobre o tema, apontando aspectos destas modalidades de formação em um período da história do Brasil em que o governo Vargas buscou a implantação de políticas públicas que fomentavam o desenvolvimento industrial e demais políticas voltadas para esse segmento. O tema se desenvolve por meio da pesquisa bibliográfica, tendo como considerações este embate, em que envolve não apenas a formação em seus diversos segmentos, mas também o desenvolvimento de todo um país e os elementos envolvidos para esta breve discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Roberto Vicentini, Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED/Pr). Faculdade Educacional de Colombo (FAEC).

Docente da Educação Básica da Secretaria de Educação e do Esporte do Estado do Paraná (SEED/PR). Docente de Ensino Superior da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC). Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Mestre em Educação pela  PUC-PR. Graduado em História pela Tuiuti e Pedagogia;

Referências

AMORIM, Mario Lopes. Da Escola Técnica de Curitiba à Escola Técnica Federal do Paraná: Projeto De Formação de uma Aristocracia do Trabalho (1942-1963). Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Educação, 2004.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1934. < https://www2.senado.leg.br/ > acesso em 15 de dez. de 2020.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1937. < https://www2.camara.leg.br/.> acesso em 15 de dez. de 2020.

D:Usuario do SistemaDownloads http:www. planalto.gov.br › ccivil_03 › Constituicao37

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2005b.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortês, 2002

MÜLLER, Meire Terezinha. O Senai e a Educação Profissionalizante no Brasil. Artigo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 189-211, dez.2010 – ISSN: 1676-2584

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 28ª. ed. – Petrópolis: Vozes, 2003.

SILVA, Victor Felipe Lins. O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, E OS AVANÇOS E DESAFIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. Artigo, VIII Jornada Internacional de Políticas Públicas. 22 a 25 de agosto de 2017. Disponível em <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo13/oensinosuperiornobrasileosavancosedesafiosdaassistenciaestudantil.pdf> acesso em 10 de setembro de 2021.

TAVARES, Adilson Gil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: as influências dos organismos internacionais – avanços e retrocessos nas questões didáticos pedagógicas. In LIMA FILHO, Domingos Leite et Al. Universidade tecnológica: concepções, limites e possibilidades. Curitiba: Sindocefet-Pr, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Vicentini, W. R. (2021). APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A Educação profissional e superior no Brasil da era Vargas. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17891