PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Dóris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

educação profissional, formação pedagógica, programa especial de graduação, educação técnica e tecnológica, processos formativos

Resumo

Este estudo enfoca o Programa Especial de Graduação, da Universidade Federal de Santa Maria. Este programa teve seu início em 2009 com o objetivo de formar professores em nível superior, para a docência na modalidade de Educação Profissional, referendando o protagonismo da universidade. Partiu-se da análise dos documentos que explicitam seus objetivos e matriz curricular voltados à formação pedagógica, para os profissionais com bacharelado que desejam atuar como docentes na Educação Profissional. Examina-se as trans(formações) que vem ocorrendo no contexto da educação técnica e tecnológica, por meio dessa experiência inovadora e sua articulação com a educação básica. Evidenciamos que o desenvolvimento profissional docente não pode prescindir da compreensão das demandas formativas dos profissionais que atuam na educação técnica e tecnológica, caracterizando a emergência desse contexto forjado por tensões entre a tradição acadêmica e as novas exigências da educação na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Dóris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Titular da UFSM, junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e aos Programas de Pós-graduação em Educação e de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Linhas de Pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE) e Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas (PPGestão), com foco de Pesquisa na formação de professores, desenvolvimento profissional docente, aprendizagem docente, trabalho pedagógico na educação superior e contexto emergentes. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Representação institucional da UFSM, nos Programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-Núcleo de Educação Para a Integração da AUGM. Membro da Rede Sulbrasileira de Educação Superior (RIES) Membro da Latin American Studies Association (LASA). Editora científica de periódicos nacionais, parecerista de periódicos nacionais e internacionais.

Ana Carla Hollweg Powaczuk, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Editora de sessão da revista Educação (UFSM). Membro do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração (NEPI) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Membros da RIES/PRONEX. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: Educação Básica e Superior (GPDOC). Trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e à docência, formação docente na Educação Básica e Superior; gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Bolzan, D. P. V., & Powaczuk, A. C. H. (2021). PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DA UFSM: inovação e desenvolvimento profissional docente. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17881