GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, BEM PÚBLICO E SOCIAL: Novos contextos, novas estratégias

Autores

  • Sirlei de Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta
  • Sergio Roberto Kieling Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Estela Dal Pai Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Superior, gestão da educação superior, interdisciplinaridade, internacionalização, sustentabilidade, bem público

Resumo

O trabalho discute as relações Sul-Sul a partir de indicativos de Educação Superior como bem público e social, em três tipos de universidades: duas brasileiras, a primeira pública, de grande porte, orientada para a pesquisa e classe mundial; a segunda privada, mas comunitária, de porte médio, articulada para o desenvolvimento regional; a terceira faz parte do continente africano orientada para a inserção e desenvolvimento de região entre ilhas e de desigualdades sócio educacionais, em Cabo Verde. Objetiva caracterizar e configurar as três instituições em seu movimento propositivo da educação como Bem público e social, com destaque na gestão estratégica e suas potencialidades de contribuições mútuas. A abordagem teórico-metodológica faz uso da análise de documentos institucionais e de entrevistas de gestores e de pesquisadores que analisam e investigam pelo menos uma das universidades em pauta. Tem-se em mira permitir que a formação de nível superior faça eco das diversidades próprias de um país com as características geográficas de Cabo Verde. A análise e os encaminhamentos conclusivos são discutidos a luz de documentos internacionais que privilegiam propostas inovadoras e articuladoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo como do CRES 2018 e seus planos subsequentes.

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Biografia do Autor

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação/UFRGS, com Estágio Pós-doutoral/UFRGS/ULisboa. Mestrado em Educação/UPF e graduação em Pedagogia/FIDENE. Professora na graduação e pós-graduação e Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social/Unicruz.

Sergio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor e Mestre em Educação/UFRGS. Graduado em Psicologia/UFRGS e Filosofia/Faculdade NSC. Professor na graduação e pós-graduação e Coordenador do PPG em Educação/UFRGS

Maria Estela Dal Pai Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação/UFRGS. Mestrado em Administração da Educação/Temple University e graduação em Pedagogia/PUCRS. Professora da graduação e do PPG em Educação/UFRGS. Professora aposentada/UFRGS.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

Lauxen, S. de L., Franco, S. R. K., & Franco, M. E. D. P. (2021). GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, BEM PÚBLICO E SOCIAL: Novos contextos, novas estratégias. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17879