JUVENTUDES: conceito de características e complexidades históricas, culturais, sociais e políticas

Autores

  • Marco Antônio Oliveira Lima Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação

Resumo

É lugar comum o fato de considerar a juventude enquanto conceito de temporalidade singular e universal no sentido de atribuir ao referido, características etárias vinculadas à idade que refletem classificações de cunho biológico e psicológico. Nesta perspectiva, há uma espécie de desconsideração da juventude enquanto constructo social e cultural que se manifesta na história e que influencia e é influenciada de maneira dialética pelos contextos onde se dão, se materializam. Falando por esta ótica, abrem-se demais vias de análises capazes de proporcionar reflexões que consideram o conceito de juventude no plural e de forma heterogênea, ou seja, juventudes com interesses, demandas e direitos específicos de seu tempo de vida (educação, saúde, lazer, trabalho, etc); que não se descontextualizam do compromisso político do Estado e Nação com tal público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Oliveira Lima, Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás

Doutorando em Educação no PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUCGO. Membro do Grupo de Estudo Teoria Crítica Frankfurtiana. Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás. Possui como interesse de pesquisa temas vinculados às juventudes.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Lima, M. A. O. (2021). JUVENTUDES: conceito de características e complexidades históricas, culturais, sociais e políticas. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17605

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional