Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão

Autores

Palavras-chave:

Língua inglesa, globalização, in/exclusão, pós-estruturalismo.

Resumo

O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição de ensino no RS. O exame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana, mostrou a presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação” e “As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”. O estudo mostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão.

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Biografia do Autor

Rafaela Silva Thomaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras e Mestre em Educação (UFRGS).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, Mestre em Educação e Licenciada em Matemática.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Thomaz, R. S., & Wanderer, F. (2021). Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17603

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação