EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva

Autores

  • Salete Maria Pellenz Previatti Centro Universitário – Católica de Santa Catarina
  • Juliana Patrícia Petris Centro Universitário – Católica de Santa Catarina
  • Renato Zanandrea Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino amparada por lei para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada. Analisar a inclusão de alunos(as) com surdez na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na prática pedagógica dos professores(as) é o objetivo geral do estudo proposto. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e análises documentais e pesquisa orientada por problemáticas considerando o tema, propõe-se refletir sobre a formação docente, estratégias para o ensino e a aprendizagem do estudante na Educação de Jovens e Adultos e como a inclusão da pessoa com deficiência auditiva pode ser realizada. O processo de inclusão enfrenta vários desafios, principalmente quando se fala de deficiência auditiva na educação de jovens e adultos. Ao pesquisar sobre a inclusão do surdo, destaca-se que a escola precisa buscar meios para que esse aluno com deficiência auditiva possa participar das aulas e ter uma aprendizagem significativa, tanto dentro da sala de aula quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, destaca-se a importância da aprendizagem de Libras e a necessidade de considerar o estudante da EJA um sujeito com conhecimentos e habilidades que precisam ser considerados na construção das estratégias de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Salete Maria Pellenz Previatti, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Juliana Patrícia Petris, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia (UNERJ - 2008). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG - 2009). Mestrado em Educação (UFPR - 2014). Professora do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Renato Zanandrea, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Graduação em Engenharia de Operação Mecânica (UCS). Especialização em Administração de Empresas (UNERJ). Especialização em Complementação da Formação Pedagógica e Docente (UNERJ).

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Previatti, S. M. P., Petris, J. P., & Zanandrea, R. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma análise sobre a inclusão com ênfase no ensino e na aprendizagem da pessoa com deficiência auditiva. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17071

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação