Crítica à idolatria da Verdade

Autores

Palavras-chave:

Ídolo, Ideia, Abstração, Metáfora, Figura de linguagem

Resumo

Alguns mitos modernos levam a uma valorização injustificada e injustificável de diversas ideias, coisas e pessoas. O culto a tudo isso está inserido nessa dimensão a qual Nietzsche denunciou e, posteriormente, Vilém Flusser chamou de idolatria. Analisamos aqui uma das ideias cultuadas: a verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Antônio Gregorio de Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021-). Pesquisa atualmente o conceito de comunidade nas obras de Georges Bataille, Jean-Luc Nancy, Maurice Blanchot, Giorgio Agamben e Roberto Esposito com o objetivo de atualizar o discurso filosófico acerca do comum. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e bolsista CNPq (2019-2021), com pesquisa sobre conceito de dispêndio na obra de Georges Bataille e suas ramificações. Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015-2018).

Luiz Eduardo Cani, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2015), pós-graduando em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (2019) e doutorando em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Professor e Advogado.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

BATAILLE, Georges. O Culpado. Trad. Fernando Scheibe. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade do Consumo. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1995.

BRAGA, Paula. A Linguagem em Nietzsche: as Palavras e os Pensamentos. Cad. Nietzsche, São Paulo, n. 14, p. 71-82, 2003.

CORBANEZI, Eder. Sobre a concepção relacional de linguagem em Nietzsche. Cad. Nietzsche, São Paulo, v. 1, n. 34, p. 167-187, junho 2014.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2019.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 4. ed. Trad. Eduardo Jardim e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Nau, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.

GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. 13. ed. Curitiba: Criar, 2001.

KLOSSOWSKI, Pierre. Nietzsche e o círculo vicioso. Trad. Hortência S. Lancastre. Rio de Janeiro: Pazulin, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012,

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos, ou Como se filosofa com o martelo. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de Bolso, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Sobre verdade e mentira. Trad. Fernando de Moraes Barros. São Paulo: Hedra, 2008.

SALVÀ, Peppe. “Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro” | Entrevista com Giorgio Agamben. Blog da Boitempo, São Paulo, 31 ago. 2012. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2012/08/31/deus-nao-morreu-ele-tornou-se-dinheiro-entrevista-com-giorgio-agamben. Acesso em: 04 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Araujo, P. A. G. de, & Cani, L. E. (2021). Crítica à idolatria da Verdade. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17047

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia