EDITORIAL

Autores

  • Paulo Silas Taporosky Filho UNINTER UnC

Resumo

A filosofia do desenvolvimento é o eixo temático que conduz a presente edição dos Cadernos Zygmunt Bauman, servindo como a base a partir da qual estão orientadas as pesquisas que constam aqui presentes no recortes do desenvolvimento regional e da filosofia. Há questões que estão presentes no corpo social desde os primórdios da civilização, ensejando em diversas reflexões a partir de tantos e diferentes primas, cuja permanência dessas se justifica por se tratarem sempre de um algo inerente à condição humana. Daí sua aparição ser algo constante, mudando apenas o objeto com o qual se relaciona, o enfoque ou a forma de abordagem, alternâncias essas que se fazem presentes ao considerar o desenvolvimento ínsito e natural da sociedade. Daí a possibilidade de se falar em filosofia do desenvolvimento, contextualizando-se as análises possíveis pelas referida áreas do saber no âmbito do cenário atual.

É ao se levar isso em conta que os artigos que compõem a presente edição da revista estão delimitados no âmbito do referido eixo. Na seção das perspectivas do desenvolvimento regional, a preocupação com a questão do envelhecimento no mundo moderno, a problemática da qualidade da água nas propriedades rurais, metodologias de ensino possíveis na educação de jovens e adultos, propostas com relação ao processo de interiorização da pós-graduação stricto sensu e uma análise sobre a expansão urbana em um município brasileiro figuram como os temas trabalhados nas pesquisas presentes na primeira parte dessa edição. Na seção seguinte, perspectivas da filosofia, os trabalhos reunidos abordam a questão do sujeito pela perspectiva da razão, as implicações culturais que incidem na (in)compreensão sobre a saúde do homem, conceitos e elementos sobre a estética e a figura do luto na sociedade contemporânea. A edição conta ainda com uma resenha crítica sobre uma obra de Herman Melville e outra sobre uma coletânea de trabalhos de sociologia.

Fica aqui então o convite para que o leitor transite com sua leitura entre os trabalhos tantos que compõem a primeira edição dos Cadernos Zygmunt Bauman do ano de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Silas Taporosky Filho, UNINTER UnC

Mestre em Direito (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Bacharelando em Letras (Português); Professor de Processo Penal e Direito Penal (UNINTER e UnC); Advogado. E-mail: paulosilasfilho@hotmail.com
 

Downloads

Publicado

2021-04-18

Como Citar

Taporosky Filho, P. S. (2021). EDITORIAL. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/16747