NATUREZA, CORPO E CONFLITO: implicações culturais na saúde do homem.

Autores

  • André Luiz Abrantes Oliveira UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Bertulino José de Souza UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Subjetividade, interdisciplinaridade

Resumo

O artigo analisou a compreensão de parte da população masculina moradora da zona rural, acerca do seu repúdio ao exame de toque, sobretudo quanto a natureza que envolve a percepção cultural de corpo e seus reflexos na saúde do homem, indagando os aspectos determinantes que impediam a realização do exame. De natureza descritiva, interpretativa e de foro qualitativo, analisou o posicionamento nas entrevistas de 34 homens, moradores da zona rural da cidade de Alexandria-RN. A coleta de dados inquiriu sobre: conhecimento sobre corpo e adoecimento, destacando a realização do exame de toque. Os resultados apontaram que os homens na sua totalidade procuram muito pouco os postos de saúde e que se recusam a se submeter a determinados procedimentos médicos - como o exame de toque. Percebeu-se com isso, que há uma relação muito subjetiva com a sexualidade, refletindo uma cultura machista com pouca procura por cuidados com a saúde.

 

 Corpo cultura Exame de toque políticas públicas saúde do homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Abrantes Oliveira, UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em história pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2008), especialização em Geopolítica e história pela faculdades integradas de patos-FIP (2009), Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido PLANDITES-(UERN) (2017).

Bertulino José de Souza, UERN Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutor em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra - Portugal(2013). Estágio doutoral (2011) Universitè Paris Oueste Nanterre La Défense - Paris X. Professor Adjunto IV com Dedicação Exclusiva na UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no Curso de Educação Física do CAMEAM. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Planejamento e Dinâmicas Territoriais - Plandites. Foi docente da Pós Graduação(especialização) da FAL - Faculdades de Natal, Faculdades Integradas de Patos - FIP e da UAB-IFRN (Educação a distância). Tem experiência nas Ciências Humanas e Sociais com ênfase nas relações e na atenção à saúde. Preocupa - se com questões relacionadas à qualidade de vida, estruturação do pensamento e saúde mental, tema que investiga atualmente. Investe na literatura e cinema como ferramentas para dialogar com a abordagem do transtorno mental sob diferentes aspectos. Ainda, orientou trabalhos acadêmicos nos seguintes temas: processos educacionais, interdisciplinaridade - ciência - cultura, literatura, estratégias educacionais, cultura, educação, educação física e saúde mental, e orienta PIBIC institucional voltado para a problematização de emergências locais no Alto Oeste Potiguar em Saúde - sofrimento psíquico e saúde mental. Coordenou pesquisa sobre a cultura do futebol analisando: tecnocultura, emoção e transformação social tendo como escopo a Antropologia - Imaginário no esporte. Atualmente dedica-se à investigações no campo da Antropologia do Corpo e da Saúde, sobretudo na perspectiva do planejamento de ações que minimizem os impactos do adoecimento no trabalho. Pesquisador - bolsista da Rede Cedes RN. Foi líder e é atual membro do Grupo de Pesquisa Educação Física, sociedade e saúde/UERN e coordena a linha de pesquisa Esporte, Sociedade e Políticas Públicas do Semapa/UFRN. Coordenou o Programa de Extensão Movimentus: Arte, cultura, educação, saúde e qualidade de vida.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Abrantes Oliveira, A. L., & de Souza, B. J. (2021). NATUREZA, CORPO E CONFLITO: implicações culturais na saúde do homem. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/16433

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia