EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS ATIVAS, CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Grace Jane Pradi Feiler Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Neuza Carla Fabro Freire Pereira Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Solange Kieckhoefel Siewerdt Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
  • Juliana Patrícia Petris Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Libras. Andragogia. Metodologia da Educação.

Resumo

As pessoas com deficiência vêm conquistando seu espaço gradativamente, seja na educação, na sociedade ou no mercado de trabalho. Para alfabetizar jovens e adultos, é preciso introduzi-los no universo da escrita. O presente artigo proporciona possibilidades diferentes de olharmos um mesmo fato, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Traçamos como objetivo geral compreender como as escolas e os profissionais de educação estão preparados para receber os(as) alunos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência, evitando a segregação e a evasão escolar. A metodologia para a realização deste estudo, além de análises teóricas, foi de uma pesquisa de campo, por meio de uma entrevista. A partir dessas ações, foi possível refletir sobre a inclusão dos Jovens e Adultos no processo de ensino e aprendizagem, resultando em uma pesquisa qualitativa em educação. Trabalhar com aulas práticas na EJA proporciona uma interação entre a turma que costuma ser bastante diversificada. Essa troca de conhecimentos e experiências contribui para o processo de ensino e aprendizagem, além da inclusão. Para que a inclusão aconteça de fato, as escolas precisam refletir sobre sua metodologia e a possibilidade de cada vez mais oportunizar momentos para a interação e o agrupamento das pessoas que tenham deficiência.

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Biografia do Autor

Grace Jane Pradi Feiler, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Neuza Carla Fabro Freire Pereira, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Solange Kieckhoefel Siewerdt, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

Graduanda em Pedagogia pela CATÓLICA SC.

Juliana Patrícia Petris, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina

Graduação em Pedagogia (UNERJ - 2008). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (ICPG - 2009). Mestrado em Educação (UFPR - 2014). Professora e Coordenadora  do curso de Pedagogia do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Pradi Feiler, G. J., Fabro Freire Pereira, N. C., Siewerdt, S. K., & Petris, J. P. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POR MEIO DE PRÁTICAS ATIVAS, CONTEXTUALIZADAS E INTERDISCIPLINARES. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/16361

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional