O SUJEITO SOB AS SOMBRAS DO ECLIPSE DA RAZÃO: aproximações preliminares

Autores

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento. Sujeito-Objeto. Emancipação.

Resumo

A contemporaneidade é marcada por intenso processo de produção do conhecimento. Tal produção orienta-se por viés científico com gênese no modelo cartesiano. Dentre as principais características destaca-se a epistemologia que promove cisão entre sujeito e objeto. A razão difundida pelos iluministas como promessa de autonomia intelectual, converteu-se em mecanismo de domínio e controle. Portanto, não se acredita na neutralidade científica do conhecimento. É fundamental que o sujeito se posicione de maneira a revisitar sua tensa, conturbada e filosófica relação com o objeto. O presente trabalho, ao analisar a obra Eclipse da Razão, identificou que a perspectiva de sujeito apresentada na obra é a de um ser/indivíduo crítico e engajado na resistência filosófica com vistas à emancipação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Oliveira Lima, Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás - Campus Águas Lindas de Goiás. Possui como interesse de pesquisa temas vinculados às juventudes.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Lima, M. A. O. (2021). O SUJEITO SOB AS SOMBRAS DO ECLIPSE DA RAZÃO: aproximações preliminares. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/16250

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia