O PATRIMÔNIO TERRITORIAL COMO REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS, REGIÕES OU TERRITÓRIOS: possibilidades e desafios

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida
  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
  • Daniela Pedrassani Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.
  • Sandro Luíz Bazzanella Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Resumo

Assume-se a concepção de patrimônio territorial como o conjunto de ativos e recursos, materiais e imateriais, genéricos e específicos, públicos e privados, de um determinado território. Decorrente dessa compreensão, entende-se que impulsionar o desenvolvimento de territórios, regiões ou municípios pela ativação de seu patrimônio territorial, implica reconhecê-los como recortes espaciais específicos, incluindo sua gente, suas infraestruturas, suas institucionalidades, suas paisagens naturais, suas tradições históricas, suas formas de sobrevivência e a especificidade dos produtos que oferecem ao mercado. Nesta perspectiva, o presente texto objetiva avaliar a aplicabilidade de aporte metodológico explicitado em Dallabrida (2020a), que propõe considerar o patrimônio territorial e seus componentes, como ponto de partida e diretriz na elaboração de estratégias localizadas de desenvolvimento, tendo como referência os dados disponíveis sobre dois municípios, Mafra e Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida

Pesquisador do CNPq, possui graduação em Geografia, especialização em Economia, mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, com Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa (PT), tendo como tema de investigação "Ativos territoriais como estrategia de desenvolvimento: um estudo sobre a eficácia da estrutura de governança territorial", uma análise comparada entre experiências brasileiras e de Portugal. Durante o primeiro semestre de 2013, atuou como Pesquisador Convidado no ICS, Universidade de Lisboa. Atualmente é professor pesquisador no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) de Canoinhas - SC. Já teve atuação no Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUI e em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES. Tem atuação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) nas áreas de conhecimento da Geografia e Economia, em torno dos seguintes eixos temáticos: Teorias e Políticas de Desenvolvimento; Região e Desenvolvimento Regional; Governança Territorial e Desenvolvimento; Marketing Territorial e Branding de Território;Território, Ativos Territoriais, Identidade Territorial, Indicações Geográficas; Desenvolvimento Territorial. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq: GEDET - Grupo de Estudos e Investigação sobre Signos Distintivos Territoriais, Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial. É Editor-chefe da Revista DRd-Desenvolvimento Regional em debate, do Mestrado em Desenvolvimento Regional da UnC. É Coordenador Geral da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança, da qual participam pesquisadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha, além de outros países de língua portuguesa e espanhola. Novo livro publicado em 2017: Teorias do Desenvolvimento: Aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional’. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Daniela Pedrassani, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é professora da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Parasitologia Veterinária e Zoonoses, atuando principalmente nos seguintes temas: parasitologia veterinária, zoonoses, helmintoses de pequenos animais. 

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Serviço Social: Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Graduada em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992). Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Planejamento Urbano e Regional, área de concentração em Desenvolvimento Regional, é vinculada à Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento. É docente na Universidade do Contestado (UnC), no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. É pesquisadora e orientadora de temas vinculados a: políticas públicas e sociais; saúde pública; assistência social; educação; gestão pública e social; direitos; controle social; gênero; violência; desigualdade social e pobreza. Desde o ano de 2006 até o presente, tem proferido palestras nas conferências municipais e regionais referentes às políticas públicas de saúde, assistência social, mulher, idoso, criança e adolescente, meio ambiente. Desde o ano de 2008 até a presente data, integra conselhos municipais de politicas públicas e no período de 2017 a 2019 presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Canoinhas-SC

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Graduado em Estudos Sociais - Habilitação em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1990). Mestrado em Educação nas Ciências/Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor efetivo da Escola Estadual de Educação Básica Professor Olavo Cecco Rigon em Concórdia e professor permanente da Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade do Contestado, no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional (PMDR) e no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA) . É pesquisador da Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança - REDETEG. Atua na área ambiental principalmente nos seguintes temas: Sociedade, desenvolvimento e meio ambiente. Exploração e gestão de águas. Educação ambiental. Questões ambientais rurais. Relações: capital, sociedade e recursos naturais.

Sandro Luíz Bazzanella, Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco (1989). Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e, doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor titular de filosofia da Universidade do Contestado na graduação no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tem experiência na área de filosofia política contemporânea dialogando com autores como Nietzsche e Agamben e, atuando nas seguintes áreas temáticas: História da filosofia, filosofia da história, filosofia política e ética, técnica, Estado e biopolítica. Foi coordenador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado no biênio 2014/2015 e é Editor-Chefe da Revista Profanações.

Referências

ARCEO, H. El impacto de la globalización en la periferia y las nuevas y viejas formas de la dependencia en América Latina. Cuadernos del Cendes, año 22, n. 60, p. 25-61, tercera época/septiembre-diciembre 2005.

CAMAGNI, R. Regional competitiveness: towards a theory of territorial capital. In: CAPELLO, R. et al. (eds). Modelling regional scenarios for the enlarged Europe: European competitiveness and global strategies. Berlin: Springer-Verlag, 2008.

CAPELLO, R.; CARAGLIU, A.; NIJKAMP, P. (2009). Territorial Capital and Regional Growth: Increasing Returns in Cognitive Knowledge Use. Timbergen Institute Discussion Papers, 09-059/3, Timbergen Institute, 2009.

CARAVACA, I. B.; GONZÁLEZ, R. G. Las redes de colaboración como base del desarrollo territorial. Scripta Nova, Barcelona, Vol. XIII, núm. 289, 1 de mayo de 2009.

CARAVACA, I.; GONZÁLEZ, G.; SILVA, R. Innovación, redes, recursos patrimoniales y desarrollo territorial. Revista EURE, v. XXXI, n. 94, p. 5-24, diciembre 2005.

DALLABRIDA, V. R. Território e Governança Territorial, Patrimônio e Desenvolvimento Territorial: estrutura, processo, forma e função na dinâmica territorial do desenvolvimento. G&DR - Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 2, p. 63-78, mai-ago/2020a.

DALLABRIDA, V. R. Patrimônio Territorial: abordagens teóricas e indicativos metodológicos para estudos territoriais. Desenvolvimento em Questão, Ano 18, n. 45, p. 12-32, out./dez./2020b.

DALLABRIDA, V. R. Teorias do Desenvolvimento: aproximações teóricas que tentam explicar as possibilidades e desafios quanto ao desenvolvimento de lugares, regiões, territórios ou países. São Paulo: LiberArs, 2017.

DALLABRIDA, V. R. Território, Governança e Desenvolvimento Territorial: indicativos teórico-metodológicos, tendo a Indicação Geográfica como referência. São Paulo: LiberArs, 2016.

DALLABRIDA, V. R. Governança territorial: do debate teórico à avaliação da sua prática. Análise Social, v. L (2º), n. 215, p. 304-328, 2015.

DALLABRIDA, V. R.; TOMPOROSKI, A. A.; PLAZA, J. J. T.; RUÍZ, A. R. P. Activando el patrimonio territorial como estrategia de dessarrollo de regiones estancadas: el caso del Territorio del Contestado. IGepec, Toledo, v. 23, Edição Especial, p. 89-114, 2019.

ESPARCIA, J. P.; ESCRIBANO, J. P. El desarrollo económico local: de las innovaciones productivas a la competitividad territorial. LEDO, A.; MEMBRADO, J.C.; FRECHINA, J.V. (eds.). Aportacions per a la reflexió al voltant del territorio. II Trovada Universitat de València-Instituts d’Estudis Comarcals, Anales... Universitat de València, Valencia, 2012, p. 169-179.

FARINÓS, J. D. Desarrollo Territorial y Gobernanza: refinando significados desde el debate teórico pensando en la práctica. Un intento de aproximación fronética. Desenvolvimento Regional em debate, v. 5, n. 2, p. 4-24, jul./dez. 2015.

FARINÓS, J. D. Inteligencia para la gobernanza territorial. En: IGLESIAS, A. M. S.; CRUZ, M. R. S. (Coords.). Sociedad civil organizada y desarrollo sostenible. La Laguna (ES): Producciones Gráficas S. L., 2008. p. 17-34.

FERNÁNDEZ, V. R.; DALLABRIDA, V. R. Nuevo regionalismo y desarrollo territorial en ámbitos periféricos Aportes y redefiniciones en la perspectiva latinoamericana. Revista Lider, v. 16, año 12, p. 9-46, 2010.

GUMBOWSKY, A. et al. (Orgs). Mafra em Dados Socioeconômicos - 2019/2020. Mafra: Editora UnC, 2019.

HERNÁNDEZ, L. F.; ROMERO, J. B.; BRACHO, N. R.; MORALES, M. Empresa, conocimiento e innovación: factores claves del modelo de desarrollo endógeno. Telos, v. 14, n. 1, p. 121-150, 2012.

LIMA, S. R.; TOMPOROSKI, A. A. (Orgs.). Ecos do Contestado: da Serraria Lumber ao Campo de Instrução Marechal Hermes-CIMH. Palmas (PR): Gráfica e Editora Kaigangue Ltda, 2017.

MACHADO, P. P. M. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas-SP: UNICAMP, 2004.

MACIEL, A. D.; DALLABRIDA, V. R. Cobertura e usos do solo em municípios do Planalto Norte Catarinense. Relatório de projeto de Iniciação Científica (Bolsa FUMDES/SC/2015). Canoinhas: Universidade do Contestado, 2016.

MAGNAGHI, A. Educare al territorio: conoscere, rappresentare, curare, governare. In: GIORDA, C. e PUTTILLI, M. (Org.). Educare al territorio, educare il territorio - Geografia per la formazione. Roma: Carocci, 2011. p. 32-42.

MAGNAGHI, A. Il progetto locale. Torino: Bollati Boringhieri, 2000.

MAGNAGHI, A. La rappresentazione identitaria del patrimonio territoriale. In: DEMATTEIS, G. e FERLAINO, F. (Org.). Il mondo e i luoghi: geografie delle identità e del cambiamento. Torino: IRES/SGI, 2003, p. 13-20.

MAGNAGHI, A. Patrimonio territoriale, statuto dei luoghi e valorizzazione delle risorse. In: CORRADO, F. (Org.). Le risorse territoriali nello sviluppo locale. Firenze: Alinea, 2005. p. 51-81.

PETRENTCHUK, L.; SCHINATO, F.; MARCHESAN, J. Possibilidades e desafios do manejo de fragmentos de floresta ombrófila mista como alternativa de desenvolvimento no Planalto Norte Catarinense. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, v. 6, n. 2, p. 104-126, jul. 2016.

QUEIROZ, M. V. Q. Messianismo e conflito social: a guerra sertaneja do Contestado-1912-1916. São Paulo: Ática, 1966.

SANTOS, M. Espaço e Método. 4. Ed. São Paulo: Nobel, 1997.

TOMPOROSKI, A. A. et al. (Orgs.). Canoinhas em Dados Socioeconômicos – 2019/2020. Mafra: Editora UnC, 2019.

TOMPOROSKI, A. A. O polvo e seus tentáculos. A Southern Brazil Lumber and Colonization Company e as transformações impingidas ao planalto contestado, 1910-1940. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2013.

TOMPOROSKI, A. A.; LIMA, S. R. S. Terra e resistência: as disputas fundiárias nos vales dos rios Negro e Iguaçu e sua influência na adesão ao Movimento Sertanejo do Contestado (1889-1917). História em Revista (UFPEL), v. 01, p. 108-118, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Dallabrida, V. R., Gumbowsky, A., Pedrassani, D., Milani, M. L., Marchesan, J., & Bazzanella, S. L. (2020). O PATRIMÔNIO TERRITORIAL COMO REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MUNICÍPIOS, REGIÕES OU TERRITÓRIOS: possibilidades e desafios. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15920

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional