PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidade, Centro-Periferia, Decolonial.

Resumo

O objetivo é analisar propostas e perspectivas do/no processo de interiorização da pós-graduação no Oeste de SC e Sudoeste do PR. A perspectiva decolonial traz bases epistemológicas necessárias à investigação. Duas questões guiaram as análises: 1) que movimentos estiveram presentes na gênese e consolidação da educação superior nas regiões? 2) quais perspectivas emergem dos principais objetivos/orientações/motivações? Há evidente protagonismo da comunidade regional no processo de implantação e consolidação da pós-graduação. As propostas contemplam compromissos e objetivos focados no desenvolvimento regional, mas  são atravessadas por demandas construídas a partir do paradigma hegemônico da modernidade/colonialidade. As perspectivas sinalizam uma relação do tipo centro/periferia na reprodução de modelos consolidados. Entretanto, os lugares são possibilidades concretas de construção de perspectivas voltadas às sensibilidades de mundo, o que requer certa dose de desobediência epistêmica.

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Biografia do Autor

João Alfredo Braida, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor Titular da Área de Agronomia do Campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bacharel em Agronomia (UFSM), Mestre (UFRGS) e Doutor (UFSM) em Ciência do Solo. Já atuou como Coordenador de Curso de Graduação, Diretor de Campus e Pró-Reitor de Graduação.

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável  (PPGDR) da UniversidadeTecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UTFPR), Doutora em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS), Visiting Scholar no Department of Lifelong Education, Administration, and Policy - University of Georgia - ESA (2017/2018). 

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Publicado

2021-04-17

Como Citar

Braida, J. A., & Rubin-Oliveira, M. (2021). PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15804

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional