ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA NAS PROPRIEDADES RURAIS VERSUS A PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES: um estudo para o Desenvolvimento Regional

Autores

  • Cristiane Maria Tonetto Godoy Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional http://orcid.org/0000-0001-6150-9976
  • José Ricardo da Rocha Campos Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional http://orcid.org/0000-0002-5162-3158
  • Marciano Vottri Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Paulo Henrique de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional http://orcid.org/0000-0002-1339-9108

Palavras-chave:

Recursos hídricos, agricultura familiar, percepção, potabilidade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da água das propriedades rurais do município de Vitorino, Paraná, bem como compreender qual a percepção desses agricultores em relação à água presente para consumo e produção. Para as análises da qualidade da água foram feitas 45 coletas nas propriedades rurais familiares, as amostras foram analisadas para a contaminação com a Escherichia coli e o índice de turbidez, e em relação à compreensão da qualidade as água foram realizadas 22 entrevistas com os agricultores familiares. Como resultados foram encontrados a presença de contaminação fora dos padrões microbiológicos para potabilidade da água para consumo. Todavia, os agricultores percebem a qualidade como uma água com propriedades minerais para o consumo. Nesse sentido, é necessário ampliar as atividades voltadas à educação ambiental das comunidades, auxiliando assim na promoção do desenvolvimento rural sustentável e no desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (2015), atualmente bolsista pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional UFTPR Campus Pato Branco. Atuou também como tutor a distância da Universidade Aberta do Brasil - UFSM e como assessora territorial de gestão social do projeto Nedet/MDA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e percepção ambiental, identidades e territórios ambientais.

José Ricardo da Rocha Campos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Possui Graduação em Agronomia e Mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina - MG. Doutor em ciências, área de concentração Solos e Nutrição Mineral de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) em Piracicaba - SP. Atuou nas seguintes áreas: Gênese, Morfologia e Classificação do Solo com ênfase na relação Solo/Paisagem; na relação entre a morfoestratigrafia e a formação do solos e Geofísica Rasa com o uso do Radar de Penetração do Solo (GPR). 

Marciano Vottri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR) pela UTFPR Campus Pato Branco, Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Possui Especialização Nível de Pós Graduação em Levantamentos Geodésicos e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Pós Graduação em Manejo de Solos e Água em Bacias Hidrográficas. Possui Formações em Coaching e Liderança pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Foi Secretário Municipal do Desenvolvimento do Interior e Agricultura do Município de Vitorino Pr entre 2012 e 2020, Secretário Municipal de Desenvolvimento e Defesa do Meio Ambiente entre 2010 e 2013. É colunista do Jornal Diário do Sudoeste de Pato Branco.

Paulo Henrique de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Professor associado (desde 2011) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética e Melhoramento Vegetal e Experimentação Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético vegetal, aveia, feijão e análise estatística. Atua como professor no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Pato Branco desde 2015. 

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil: informe especial 2012. Brasília, 2012.

AMARAL, Luiz Augusto do, et al. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Rev. Saúde Pública, v. 37, n. 4, p. 510-514, 2003.

BARCELLOS, Christiane Maria. et al. Avaliação da qualidade da água e percepção higiênica sanitária na área rural de Lavras, Minas Gerais, Brasil, 1999-2000. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 9, p. 1967-1978, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria ANVISA n. 518 de 25 de março de 2004. Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2004. p. 28.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Resolução CONAMA no 357 de 17 de março de 2005. Dispõe sobre classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005, p. 23.

BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância e Controle da Qualidade da Água Para Consumo Humano. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006. p. 212.

BRASIL. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos jurídicos. Decreto nº 7.217, de 21 de junho de 2010. Regulamenta a lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/vitorino/panorama. Acesso em: 15 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias. 8. ed. Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Análise de indicadores relacionados à água para consumo humano e doenças de veiculação hídrica no Brasil, ano 2013, utilizando a metodologia da matriz de indicadores da Organização Mundial da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2015. p. 37.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. IBGE. Agencia de Notícias. Munic: mais da metade dos municípios brasileiros não tinha plano de saneamento básico em 2017. Disponível em:>https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/22611-munic-mais-da-metade-dos-municipios-brasileiros-nao-tinha-plano-de-saneamento-basico-em-2017>. Acesso em: 20 de dez. 2019.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. IBGE . Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. v. 32.

CASTAÑO, Jorge Adriano; HIGUITA, Jose Carlos. Using turbidity for designing water networks. Journal of environmental management, v. 172, p. 129–135, 28 fev. 2016.

COLVARA, Júlia Goldbeck; LIMA, Andréia Saldanha de Lima; SILVA, Wladimir Padilha. Avaliação da contaminação de água subterrânea em poços artesianos no sul do Rio Grande do Sul. Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v.2, p.11-14, 2009.

DA CUNHA, Andréia Heringer; TARTLER, Natália; DOS SANTOS, Raqueline Brito; FORTUNA, Jorge Luis. Análise microbiológica da água do rio Itanhém em Teixeira de Freitas-BA. Revista Biociência, Taubaté, v. 16, n. 2, 2010.

DANELUZ, Débora; TESSARO, Dinéia. Padrão físico-químico e microbiológico da água de nascentes e poços rasos de propriedades rurais da região sudoeste do Paraná. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v. 82, p. 1-5, 2015.

DUTRA, Maria Tereza Duarte Dutra, et al. Relações entre condições ambientais e doenças de veiculação hídrica em áreas do assentamento rural Serra Grande, Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física, v.09, n.06, p. 1677-1689, 2016.

FELIPPE, Miguel Fernandez. Caracterização e tipologia de nascentes em unidades de conservação de Belo Horizonte (MG) com base em variáveis geomorfológicas, hidrológicas e ambientais. 2009. 275f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

FELIPPE, Miguel Fernandes; MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Pereira. Impactos ambientais macroscópicos e qualidade das águas em nascentes de parques municipais em Belo Horizonte - MG. Geografias, v. 8, n. 2, p. 8–23, 2012.

FERREIRA, Fernanda da Silva; QUEIROZ, Tadeu Miranda de; SILVA, Thaís Vasconcelos da; ANDRADE, Adryenne Cristinni de Oliveira. À margem do rio e da sociedade: a qualidade da água em uma comunidade quilombola no estado de Mato Grosso. Saúde Soc. São Paulo, v.26, n.3, p.822-828, 2017.

FORTUNA, Jorge Luiz; RODRIGUES, Márcio Tavares; SOUZA, Sidney Leandro de; SOUZA, Liliane de. Análise microbiológica da água de bebedouros do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora: coliformes totais e termotolerantes. Revista Higiene Alimentar, v.21, n.154, p.103-105, 2007.

FUJISAWA, Dirce Shizuco. Utilização de jogos e brincadeiras como recurso no atendimento fisioterapêutico de criança: implicações na formação do fisioterapeuta. 2000. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2000.

GODOY, Cristiane Maria Tonetto. A emergência da identidade ambiental territorial na agricultura familiar nos municípios de Santa Rosa e Novo Machado, RS. 2015. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015.

GOMES, Priscila Moreira; DE MELO, Celine; DO VALE, Vagner Santiago. Avaliação dos impactos ambientais em nascentes na cidade de Uberlândia-MG: análise macroscópica. Sociedade & Natureza, v. 17, n. 32, 2005.

GÓMEZ, Gregorio Rodriguez; FLORES, Javier Gil; JIMÉNEZ, Eduardo García. Metodología de la investigación cualitativa. Málaga: Ediciones Aljibe, 1996, 378p.

KRONEMBERGER, Denise. Análise dos impactos na saúde e no Sistema Único de Saúde decorrentes de agravos relacionados a um esgotamento sanitário inadequado dos 100 maiores municípios brasileiros no período 2008-2011. Relatório Final, p. 1-74, 2013.

DE MENEZES, João Paulo Cunha; BERTOSSI, Ana Paula Almeida. Percepção ambiental dos produtores agrícolas e qualidade da água em propriedades rurais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 27, 2011.

MERTEN, Gustavo H.; MINELLA, Jean P. Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio atual para a sobrevivência futura. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, v. 3, n. 4, p. 33-38, 2002.

MORMUL, Roger Paulo et al. Avaliação da qualidade da água em nascentes da favela São Francisco de Campo Mourão/PR. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 1, n.1 , p. 36-41. 2006.

NUNES, Ana Paula; LOPES, Laudicéia Giacometti; REZENDE, Fernanda de Pinto; AMARAL, Luiz Augusto do. Qualidade da água subterrânea e percepção dos consumidores em propriedades rurais. Nucleus, v.7, n.2, p.95-104, 2010.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório do Desenvolvimento Humano 2006. A água para lá da escassez: poder, pobreza e a crise mundial da água. New York: PNUD, 2006. 1101p.

QUEIROZ, M. F. et al. A qualidade da água de consumo humano e as doenças diarréicas agudas no Município do Cabo de Santo Agostinho, PE. Rev Bras Epidemiol, 2002.

ROSA, Luciene Gonçalves; SILVA, Monica Maria Pereira da. Percepção ambiental de educandos de uma escola do ensino fundamental. In: 6ª Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória (ES), Brasil. Anais... Vitória; 2002.

ROSSETTI, Lucas, et al. Lithostratigraphy and Volcanology of the Serra Geral Group, Paraná-Etendeka Igneous Province in Southern Brazil: Towards a formal stragraphical framework. Journal of Volcanology and Geothermal Research, n. 355, p. 98–114, 2018.

SANTOS, Lucimar Augusto dos. A falta de saneamento é o principal responsável pelos índices de Doença de Veiculação Hídrica? Um estudo das populações que habitam as margens de igarapés em Manaus, AM. 2006. 104 p. Dissertação. (Mestrado em Ciências do Ambiente Sustentabilidade na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas. Amazonas. 2006.

SEOANE, Alvarez G. Calidad del agua de fuentes públicas e pozos particulares, com especial referencia al Término Municipal de Vigo. Rev Sanid Hig Pública, Madri, v.62, p. 1303-1316, 1988.

SILVA, Mônica Maria Pereira da; OLIVEIRA, Laryssa Abílio de; DINIZ, Célia Regina; CEBALLOS, Beatriz Susana Ovruski. Educação Ambiental para o uso sustentável da água de cisterna em comunidades rurais da Paraíba. Revista de Biologia e Ciências da Terra. Campina Grande, n.1, p. 122-136, 2006.

VON SPERLING, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Belo Horizonte: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal de Minas Gerais. 3. ed. 452 p. 2005.

SOUSA, Rafaela Sales de, et al. Água e saúde no município de Igarapé-Açu, Pará. Rev. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.4, p.1095-1107, 2016.

OLIVEIRA, Lívia de. Percepção Ambiental. In: SANTOS, D. G. dos; NUCCI, J. C. (Org.). Paisagens geográficas: Um tributo a Felisberto Cavalheiro. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2009. 196 p.

VANDERZANT, Carl; SPLITTSTOESSER, Don F. Compendium of methods for the Microbiological Examination of Foods, 3.ed. Washington: Americam Public Health Association, 1992. 1219 p.

VILLAR, Lívia Melo, et al. A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Escola Anna Nery, v.12, n.3, p. 537-543, 2008.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Diarrhoeal disease. Fact sheet N°330. World Health Organization, 2013. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diarrhoeal-disease >. Acesso em: 20 de dez. 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011. Acceptability aspects: taste, odour and appearance. In: Guidelines for Drinking-water Quality. WHO Press, Geneve, p. 219-230, 2011.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Godoy, C. M. T., Campos, J. R. da R., Vottri, M., & Oliveira, P. H. de. (2021). ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA NAS PROPRIEDADES RURAIS VERSUS A PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES: um estudo para o Desenvolvimento Regional. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(25). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15737

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional