GENEALOGIA DAS INSTITUIÇÕES NA OBRA DE FOUCAULT: a escola

Autores

  • Sandro dos Santos Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA -UFBA

Palavras-chave:

Foucault, Escola, Poder disciplinar,

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o lugar das instituições na obra de Michel Foucault, de um modo específico na obra A verdade e as formas jurídicas. Nesse sentido, será descrita e analisada tanto as formas do poder partindo dos pressupostos esboçados no resumo do curso do Collège de France sobre as Teorias e instituições penais, como o seu funcionamento nas instituições, em particular na escola, através do controle do tempo, do controle dos corpos e a criação de um novo tipo de poder, um poder polimorfo.

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Biografia do Autor

Sandro dos Santos Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA -UFBA

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, na área de concentração em Filosofia Contemporânea, atuando na linha de pesquisa em Problemas de  Fenomenologia e Hermenêutica. Mestre em Educação pela UFBA. Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador – UCSal. E-mail: sandrosnogueira@hotmail.com

Referências

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Nogueira, S. dos S. (2020). GENEALOGIA DAS INSTITUIÇÕES NA OBRA DE FOUCAULT: a escola. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15731

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação