MICHEL FOUCAULT: biopolítica e a escola hoje

Autores

  • Daniella Couto Lôbo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Faculdade de Inhumas

Palavras-chave:

Instituições Educativas, Biopolítica, Discursos, Controle.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a biopolítica, regimes de verdade, saber/poder na perspectiva de compreender as formas de controle e os discursos que vigoram nas instituições educativas. Trata-se de um texto de caráter bibliográfico que tem como objetivo analisar os aspectos históricos e conceituais da biopolítica e suas influências nas instituições educativas à luz dos conceitos foucaultianos, bem como problematizar sobre o processo de constituição dos regimes e dos discursos de verdade divulgados nas escolas, tendo-se em crista sua relação com as ideias neoliberais no contexto de formulação das políticas educacionais que objetivam adestrar, normalizar e docilizar os indivíduos na Idade Moderna.

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Biografia do Autor

Daniella Couto Lôbo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUCGOIÁS) . Professora da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no curso de graduação de Pedagogia e Coordena o projeto de pesquisa: Michel Foucault e a Educação: Estado da Arte de dissertações e teses em Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (2013- 2018). Tem experiência na área da educação com enfase em: Teorias da Educação, Práticas educativas, Formação de professores. Atua ainda, como Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas (FacMais) - Linha 1: Educação, Instituições e Políticas Educacionais - EIPE e na Coordenação do projeto de pesquisa: Michel Foucault e as Instituições educativas: análise de dissertações e teses em Programas de Pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste (2013- 2019).Atualmente interessa-me pesquisas com os temas: Educação, Práticas Educativas, Formação de professores, Cultura, Instituições educativas e Poder.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Lôbo, D. C. (2020). MICHEL FOUCAULT: biopolítica e a escola hoje. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15642

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação