A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis

Autores

Palavras-chave:

Vigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira.

Resumo

O presente artigo pretende apreender como se expressa vigilância e o adestramento na escola, mais especificamente sua representação na literatura machadiana, por meio do Conto de Escola, publicado, originalmente, por Laemmert & C. Editores, Rio de Janeiro, em 1896. Busca-se compreender como se dá o disciplinamento na escola, vigilância e adestramento, e de que forma se pode encontrar traços dessas sanções no texto em análise. Para tal será realizado um estudo bibliográfico e análise de conteúdo acerca das teorias de Michel Foucault sobre disciplina, vigilância e adestramento, bem como um breve estudo sobre o autor, para que se possa situá-lo e compreender a relação com a educação. Serão utilizados ainda textos de alguns estudiosos de sua obra, tais como Veiga-Neto (2017), Roberto Machado (2019), Silvio Gallo (2015), entre outros não menos importantes. Far-se-á também um movimento de estudos com Machado de Assis, e, a fim de compreender a relação da literatura e sociedade, buscou-se Candido (2004), Schwarz (2000), Abel Baptista (2003), Vasconcelos (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Gomes Vasconcelos, Faculdade de Inhumas - FACMAIS

Doutora em Educação pela PUC Goiás (2015). Mestre em Letras e Linguística pela UFG (2007). Graduada em Letras pela UEG (1998). Docente da PPGE Strictu Senso na Faculdade Inhumas - FACMAIS.

Referências

BAPTISTA, Abel Barros. A formação do nome. Campinas, SP: UniCamp, 2003.

ASSIS, Machado de. 50 contos/Machado de Assis; seleção e introdução de John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BOSI, Alfredo. Machado de Assis: o enigma do olhar. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______. A dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. 6ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. v. 1 e 2.

CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio. (Orgs). Repensar a educação: 40 anos após Vigiar e Punir. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhere. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

______. Microfísica do Poder. Org., introdução e revisão técnica Roberto Machado. 9. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

______. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.

VASCONCELOS, Maria Luiza Gomes. Machado de Assis e a Educação. Tese de Doutorado. Goiânia, 2015. 205 f.

VEIGA –NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 3. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

GLEDSON, John. A História do Brasil em Papéis Avulsos de Machado de Assis. In: A História contada: capítulos de história social da Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor, as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades, 2000.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Vasconcelos, M. L. G. (2020). A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação