Sobre a Revista

 

Afluente - Revista de Letras e Linguística, em formato eletrônico, foi criada em 2015 pela Coordenação de Letras, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas nacionais e internacionais sobre Linguística, Teoria Literária, Estudos Comparados, Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Língua Portuguesa e, por fim, Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, publica dois números por ano, constituídos sobretudo de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nacionais e/ou internacionais.

O periódico recebe trabalhos inéditos (artigos, resenhas e ensaios) em suas duas seções, Estudos Linguísticos e Estudos Literários. A Afluente recebe trabalhos apenas de professores doutores. Mestres, mestrandos e doutorandos podem submeter textos desde que em coautoria com um professor doutor. A recepção de artigos dá-se em fluxo contínuo, com publicações em junho e dezembro.

Eventualmente, pode haver publicações temáticas com chamadas e prazos específicos.

As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Conceitos e opiniões contidos nos trabalhos submetidos à Afluente são de responsabilidade de seus autores.

ISSN 2525-3441

Periodicidade: Semestral

Notícias

Edição Atual

v.7, n.21, jul./dez. 2022 - Estudos Linguísticos

Muito embora com algum atraso, por conta de muitos percalsos e problemas eletrônicos e de trabalho, a revista Afluente tem o prazer de lançar o seu volume 21, com estudos linguísticos dos mais variados temas.

Os textos aqui apresentados são uma seleção de artigos enviados para a revista e que foram avaliados por professores doutores atuantes no Brasil e fora dele. A revista adota essa prática para que possamos garantir a qualidade da publicação e a seriedade das contribuições que foram enviadas a Revista.

Agradecemos a todos que enviaram os seus textos e aos professores avaliadores e pedimos perdão pelos atrasos. Estamos gratos por podermos contar com a paciência e com a esperança de vocês na equipe da revista. Nossa esperança é de que esses atrasos não voltem a acontecer. Esperamos ainda que este seja mais um número que possa contribuir com os estudos linguísticos no Brasil e em outros lugares do mundo que também debatem os temas aqui colocados.

No presente volume, a Revista Afluente: revista de Letras e Linguística apresenta algumas novidades, como modificações no design dos artigos, assim como no fluxo editorial. A revista passa, a partir deste volume, a assumir o fluxo contínuo de publicação e adota a prática de publicar todos os textos que são aprovados, sem necessidades de aguardar a avaliação e aprovação de todos os textos para um volume. Desse modo, a Revista busca celeridade de sua publicação e contribuir com a atualização das discussões no campo das Letras e da Linguística. Nesse sentido, o primeiro volume se encerra quando encerrar a publicação de 15 artigos por volume.

Finalizamos agradecemos a todos que contribuíram - pareceristas, avaliadores e revisores dos artigos - e esperamos poder contibuar com a colaboração de vocês, que, sem ela, dificilmente conseguiríamos colocar esta volume no ar. Agradecemos ainda a todos os que enviaram textos e que publicam neste volume. 

Tenham todos uma boa leitura.

 

Publicado: 2022-07-11
Ver Todas as Edições

 Qualis CAPES

                       B2 (Letras/Linguística) - previsão 2017-2020

                       B4 (Educação)

                       B5 (Interdisciplinar

     CONTROLE DE PLÁGIO

INDEXADORES:

Thumbnail