COZINHA NA SALA: PROGRAMAS DE CASA E DECORAÇÃO NA TV E ESTILOS DE VIDA DAS CLASSES MÉDIAS PAULISTANAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n1.2023.5Palavras-chave:
Lifestyle media, Casa e decoração, Estilos de vida, Classe médiaResumo
O objetivo do artigo é compreender melhor a propagação de novos modos de morar entre as classes médias paulistanas, mais especificamente, das tendências conhecidas no mercado imobiliário como “cozinha americana” ou “cozinha gourmet” e “varanda gourmet”. Partindo da ideia estabelecida por Pulici (2011), de que as elites paulistanas não gostam de cozinhas abertas às salas e da percepção de que o chamado “conceito aberto” é a prescrição mais constante nos programas sobre casa, reforma e decoração no contexto da mídia lifestyle, levantou-se a hipótese de que ela se dirigia a algum setor da classe média. Para comprová-la, recorreu-se à pesquisa bibliográfica, à audiência sistemática dos programas de televisão que circulam mundialmente pelos canais de TV por assinatura, à pesquisa documental em blogs de arquitetura, mercado imobiliário e turismo, entre outros. Ao final, sugere-se que o novo conceito de “bem morar” relaciona-se a uma mudança mais geral, abrangendo outros aspectos do estilo de vida classe média, como, por exemplo, o seu ingresso no mundo da gastronomia.
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