ORIGENS E CONEXÕES NORTE-AMERICANAS DO AGRIBUSINESS NO BRASIL
Mots-clés :
Agronegócio, Economia, Agricultura, NegócioRésumé
Este artigo é produto de uma pesquisa maior, cujo objetivo é trazer elementos de compreensão dos processos históricos de afirmação do agronegócio no Brasil, contribuindo para uma relativização da visão reificada que dele se impôs. O agronegócio é tomado, hoje, como um ente com características, interesses e formas de ação próprios, como uma realidade incontornável, para cuja gênese social pouco se atenta. É como agribusiness que ele chega ao Brasil, a partir dos Estados Unidos, por intermédio de redes de agentes institucionais e individuais dos dois países, cujas trajetórias se interconectam. O foco do texto se centra nos Estados Unidos, estudando processos, trajetórias, debates que são fundamentais para se compreender os percursos e os modos pelos quais o agronegócio entra e se afirma no Brasil.Palavras-chave: Agronegócio. Economia. Agricultura. Negócio.
ABSTRACT
This article is the product of a larger research project whose goal is to bring elements of understanding of the historical processes of affirmation of agribusiness in Brazil, contributing to a relativization of a reified view that it was imposed about it. Agribusiness is taken today as an entity with unique characteristics, interests and ways of action, as an inescapable reality, little attention being paid to its social genesis. The idea of agribusiness arrives in Brazil from the U.S., through networks of agents, both institutional and individual, in both countries, whose trajectories are interconnected. The text has its focus on the United States, studying processes, trajectories, debates that are central to understanding the pathways through which agribusiness enters and consolidates in Brazil.
Keywords: Agribusiness. Economics. Agriculture. Business.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Comment citer
GRYNSZPAN, Mário.
ORIGENS E CONEXÕES NORTE-AMERICANAS DO AGRIBUSINESS NO BRASIL
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 9, n. 17, 6 sept. 2012 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/987. Acesso em: 4 déc. 2024.Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Cultura, Poder e Modalidades de Engajamento
Licence
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.