O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS

Auteurs-es

  • Zeca Ligiéro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Identidade Social, Religião, Cultura

Résumé

O presente artigo aplica o conceito de “motrizes culturais” às dinâmicas próprias das práticas performativas ou performances culturais afro-brasileiras a partir da análise de três manifestações: o candomblé, a umbanda e a capoeira. Dentre estas dinâmicas aponta: 1) a presença de um trio poderoso e inseparável, o cantar-dançar-batucar; 2) a concomitância ou alternância do ritual e do jogo; 3) o culto a ancestralidade; 4) a importância dos mestres no processo de transmissão dos saberes e das próprias dinâmicas. e 5) a importância da roda na dinâmica entre performers e performers e espectadores

Palavras-chave: Performance afro-brasileira. Performance e religião afro-brasileira. Praticas performativas afro-brasileiras.


ABSTRACT


This article applies the concept of "cultural matrix" to the dynamics of performative practices of Afro-Brazilian cultural performances, analyzing of three major events: candomblé, umbanda and capoeira. Among these dynamic it points: 1) the presence of a powerful and inseparable trio, singing-dancing-drumming, 2) concurrent or alternation of ritual and play, 3) the worship of ancestry, and 4) the importance of informal teachers in the process transmission of knowledge and their own dynamics. and finally, 5) the importance of the wheel in the dynamic among performers themselves  and spectators.

Keywords: Afro-brazilian performance. Performance and afro-brazilian religion. Afro-brazilian performing practices.

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Biographie de l'auteur-e

Zeca Ligiéro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Zeca Ligiéro é escritor, Ph.D (NYU), artista visual e professor da UNIRIO. Coordena o Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA-UNIRIO). Dirigiu várias peças no Brasil, EUA, Colômbia e Senegal. Tem livros publicados em português, inglês e espanhol entre eles Divine Inspiration from Benin to Bahia (EUA, 1993), Iniciación al Candomblé (Colômbia, 1995)) e Malandro Divino, a vida e a lenda de Zé Pelintra, personagem mítico da Lapa carioca (Brasil, 2004).

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Comment citer

Ligiéro, Z. (2012). O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 8(16). Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/695

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Religiões Afro-americanas