A gestão do imponderável e a esperança: notas exploratórias sobre conhecimento e escola entre quebradeiras de coco
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p43-60Mots-clés :
Família, Quebradeiras de coco, EscolaRésumé
Este artigo discorre sobre questões relativas à escola em um grupo de quebradeiras de coco babaçu da cidade de Codó (Maranhão). Analisa suas narrativas sobre infância destacando a presença feminina e familiar no aprendizado da atividade da quebra de coco em contextos rurais. Posteriormente, pensa a presença da instituição escolar nas suas narrativas sobre os filhos e netos. Por fim, trata das sutilezas e ambiguidades que estão presentes nas articulações entre ensinar a quebra de coco e incentivar a presença, das novas gerações, na escola.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-01-22
Comment citer
AHLERT, Martina.
A gestão do imponderável e a esperança: notas exploratórias sobre conhecimento e escola entre quebradeiras de coco
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 43–60, 22 janv. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4272. Acesso em: 24 nov. 2024.Numéro
Rubrique
DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação
Licence
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.