A construção jurídica de uma política de notáveis: o jogo duplo da elite do judiciário indiano no mercado da virtude cívica

Auteurs-es

  • Yves Dezalay
  • Bryant Garth

DOI :

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p37-60

Mots-clés :

Direito, Política, Campo do Poder, Índia

Résumé

A construção legal de uma política de notáveis. A história do Bar Indiano ilustra os fatores sociais que determinam o entrelaçamento entre direito e política – assim como seus altos e baixos. Assim, a mobilização do Bar contra o estado de emergência imposto por Indira Gandhi não foi suficiente para restaurar seu crédito político, obtido durante as lutas pela independência e perdido por conta da sua oposição às reformas agrárias. Por outro lado, ao tornarse a heroína dos desprivilegiados, a Suprema Corte emergiu como o árbitro de querelas políticas. Isto pode ser visto como uma divisão simbólica do trabalho no campo do poder.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Yves Dezalay

É doutor em sociologia, membro estatutário do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CSE-EHESS, Paris/FR), diretor de pesquisa emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris/FR).

Bryant Garth

É PH.D em direito, professor de direito na University of California (Irvine/EUA) e na Southwestern Law School (Los Angeles/EUA) e professor associado na American Bar Foundation (Chicago/EUA).

Téléchargements

Publié-e

2015-06-30

Comment citer

DEZALAY, Yves; GARTH, Bryant.
A construção jurídica de uma política de notáveis: o jogo duplo da elite do judiciário indiano no mercado da virtude cívica
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 12, n. 23, p. 37–60, 30 juin 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3583. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Profissões e espaços da política