A produção de Os Herdeiros

Autores/as

  • Philippe Masson Université de Nantes

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p105-136

Palabras clave:

Sociologia da educação, Democratização do ensino, Desigualdades de oportunidades, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Os Herdeiros

Resumen

Os Herdeiros de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron se tornou um “clássico”da sociologia francesa da educação. Este artigo examina os principais elementos pertinentes, hoje esquecidos, do contexto intelectual, social e institucional no qual a obra foi elaborada. Ele apresenta o lugar da obra na sociologia da educação nascente, no início dos anos 1960, quando grande parte dos trabalhos era consagrada à democratização do ensino. A obra se distingue em vários pontos dos estudos anteriores sobre a escolarização, em particular, os de Alain Girard. Enfim, o artigo analisa os modos de coleta e de tratamento de dados adotados pelos autores de Os Herdeiros. Se o modo de coleta de dados parece muito “artesanal”, o modo de tratamento analítico parece introduzir certa inovação em relação às pesquisas anteriores. O exame crítico desse caso particular revela alguns traços característicos da história da sociologia francesa nos anos 1970.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Philippe Masson, Université de Nantes

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - Paris/França. Ele émaître de conférences em sociologia na Université de Nantes (França). Publicou, entre outros, Les coulissesd’un lycée ordinaire: enquête sur les établissements secondaires des années 1990 (PUF, 1999); Faire dela sociologie: les grandes enquêtes françaises depuis 1945 (La Découverte, 2008) e vários artigos sobre ahistória da sociologia francesa contemporânea.

Publicado

2016-01-22

Cómo citar

MASSON, Philippe.
A produção de Os Herdeiros
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 105–136, 22 ene. 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4275. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação