SINCRETISMO E HIBRIDISMO NA CULTURA POPULAR

Autores/as

  • Sérgio Ferretti UFMA

Palabras clave:

Sincretismo. Hibridismo. Crioulização. Religiões afro-brasileiras. Cultura popular.

Resumen

Embora rejeitado por muitos, o conceito desincretismo continua sendo utilizado porpesquisadores e se mostra útil no estudo dareligião e de outros aspectos da realidade social.O conceito de hibridismo é consideradomais moderno e mais amplo, por abordarelementos da cultura não especificamentereligiosos. As religiões afro-brasileiras e asculturas populares constituem oportunidadefértil para rever reflexões sobre o tema. Queremosdiscutir ideias em torno destes conceitose outros correlatos a partir de análisesantigas e recentes de alguns pesquisadores,tendo em vista sua centralidade na estruturadas religiões e de outros aspectos da culturaem nossa sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Ferretti, UFMA

Sergio Figueiredo Ferretti, graduado em História(UB/UFRJ - 1962) e Museologia (MHN/Uni Rio - 1962), Mestre em Ciências Sociais -Antropologia (UFRN - 1983) e Doutor em Ciências- Antropologia Social (USP - 1991). ProfessorEmérito da Universidade Federal do Maranhão,tendo sido Coordenador da Graduaçãoem Ciências Sociais e dos Mestrados em PolíticasPúblicas e em Ciências Sociais.

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

Ferretti, S. (2014). SINCRETISMO E HIBRIDISMO NA CULTURA POPULAR. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, 11(21). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2867

Número

Sección

DOSSIÊ: Multiculturalismo, Tradição e Modernização em Religiões Afro-Brasileiras