PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá
Keywords:
Etnia, Educação, PedagogiaAbstract
Neste trabalho são descritas e analisadas as práticas pedagógicas dos professores indígenas que ensinam Matemática nas Escolas Xacriabá. Foi utilizada a abordagem etnográfica, com alguns direcionamentos da microetnografia. Como instrumentos para a coleta de dados, além da observação das aulas, foram realizadas entrevistas e feita a análise de documentos pessoais e oficiais. A leitura dessas práticas pedagógicas revela, por um lado, marcas do modelo escolar padrão e, por outro, as suas singularidades em relação à organização do tempo escolar e ao acolhimento das diferentes presenças nas salas de aula. Além disso, mostra que as práticas pedagógicas dos professores Xacriabá estão entrelaçadas por diferentes formas de participação e por relações de poder entre os conhecimentos matemáticos acadêmicos e os conhecimentos locais.Palavras-chave: Educação escolar indígena. Prática pedagógica. Ensino de Matemática.
ABSTRACT
This work analyzes and describes the teaching practices of indigenous teachers who teach mathematics in Xacriabá indigenous schools. The methodology was based on an ethnographic approach with some directions of micro ethnography. In addition to observing classes, interviews were made as tools for data collection. The reading made out of those teaching practices reveals marks, on one side, from padronization and, on the other, from their singularities in relation to scholar time organization and reception of different presences within classrooms. It also shows that pedagogical practices among Xacriabá teachers are interweaved by different forms of participation and power relations between academic mathematical knowledges and localknowledges.
Keywords: Indigenous scholar education. Pedagogical practice. Teaching math.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
MENDONÇA, Augusta Aparecida Neves de; GOMES, Ana Maria Rabelo.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 7, n. 14, 20 Oct. 2011 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/561. Acesso em: 22 nov. 2024.Issue
Section
Dossiê: Educação indígena
License
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.