PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá

Autores

  • Augusta Aparecida Neves de Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Maria Rabelo Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Etnia, Educação, Pedagogia

Resumo

Neste trabalho são descritas e analisadas as práticas pedagógicas dos professores indígenas que ensinam Matemática nas Escolas Xacriabá. Foi utilizada a abordagem etnográfica, com alguns direcionamentos da microetnografia. Como instrumentos para a coleta de dados, além da observação das aulas, foram realizadas entrevistas e feita a análise de documentos pessoais e oficiais. A leitura dessas práticas pedagógicas revela, por um lado, marcas do modelo escolar padrão e, por outro, as suas singularidades em relação à organização do tempo escolar e ao acolhimento das diferentes presenças nas salas de aula. Além disso, mostra que as práticas pedagógicas dos professores Xacriabá estão entrelaçadas por diferentes formas de participação e por relações de poder entre os conhecimentos matemáticos acadêmicos e os conhecimentos locais.

Palavras-chave: Educação escolar indígena. Prática pedagógica. Ensino de Matemática.

ABSTRACT

This work analyzes and describes the teaching practices of indigenous teachers who teach mathematics in Xacriabá indigenous schools. The methodology was based on an ethnographic approach with some directions of micro ethnography. In addition to observing classes, interviews were made as tools for data collection. The reading made out of those teaching practices reveals marks, on one side, from padronization and, on the other, from their singularities in relation to scholar time organization and reception of different presences within classrooms. It also shows that pedagogical practices among Xacriabá teachers are interweaved by different forms of participation and power relations between academic mathematical knowledges and localknowledges.

Keywords: Indigenous scholar education. Pedagogical practice. Teaching math.

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Biografia do Autor

Augusta Aparecida Neves de Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, com dissertação de mestrado sobre as práticas pedagógicas nas aulas de matemática das escolas indígenas Xacriabá. Professora do
Curso de Magistério Indígena do Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais, desde 2001 e do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas da Fae/UFMG.

Ana Maria Rabelo Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1983); doutorado em Educação pela Universidade de Bolonha (1996) e Pós-Doutorado em Antropologia no Museu Nacional/UFRJ (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia e educação; educação indígena; infância e diversidade cultural; cultura escolar e escolarização; aprendizagem e cultura.

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Como Citar

MENDONÇA, Augusta Aparecida Neves de; GOMES, Ana Maria Rabelo.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 7, n. 14, 20 Out 2011 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/561. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação indígena