A luta contra a Aids: uma causa, múltiplos saberes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v12n23p91-114Palavras-chave:
Problemas públicos, Aids, EngajamentoResumo
Este artigo analisa o processo de formação de uma coletividade em torno da problemática da Aids, no cenário nacional brasileiro, com o objetivo de identificar os atores envolvidos nas respostas iniciais à epidemia, o contexto no qual estavam inseridos e as redes de relações das quais faziam parte. Uma das principais conclusões do trabalho é a de que os atores que participaram da formação de uma arena pública em torno da Aids, apesar de pertencerem adiferentes movimentos, possuíam fortes ligações entre si e estavam imersos em redes de relações que os aproximavam. Tais redes eram oriundas, sobretudo, de três espaços: movimento homossexual, movimento pela reforma sanitária e grupos de contestação contra o regime militar. Com base nisso, foi possível verificar ainda que a luta contra a Aids no Brasil está inscrita numa luta contra as políticas de saúde vigentes, que mobiliza tanto setores médicos, quanto movimentos sociais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-30
Como Citar
RIOS PETRARCA, Fernanda.
A luta contra a Aids: uma causa, múltiplos saberes
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 12, n. 23, p. 91–114, 30 Jun 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3585. Acesso em: 21 nov 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ: Profissões e espaços da política
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.