Governança territorial em reservas extrativistas

Autores/as

  • Pierre Teisserenc

Palabras clave:

Governança territorial, Governança ambiental, Resex, Ação local, Poder local

Resumen

A análise de três municípios do estado do Pará, nos quais foram criadas reservas extrativistas, mostrou que as práticas de gestão do território se transformaram progressivamente e interpelaram a composição e o funcionamento do poder local. Essas novas práticas, desenvolvidas no âmbito do conselho deliberativo dessas reservas, e que afetam sua relação com as respectivas prefeituras, podem ser apreendidas enquanto governança territorial,
desde que não se limitem à gestão da reserva e que levem em conta a gestão do conjunto do território do município no qual está inserida. O objetivo é demonstrar em que medida a experiência dessas Resex enriquece o conceito de governança. Como tais experiências se desenvolvem em um contexto de ambientalização dos conflitos, aos quais buscam dar respostas, o objetivo é também demonstrar que as Resex criam condições favoráveis aos debates sobre a pertinência de uma governança ambiental, cujos contornos busca-se definir neste artigo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pierre Teisserenc

Pierre Teisserenc é doutor em Sociologia pela Université Paris-Descartes, Sorbonne e École des Hautes Études en Sciences Sociales (1973). Professor Emérito desde 2011 da Universidade Paris 13, onde fundou o Centre de Recherches
sur l’Action Locale. Professor visitante desde 2008 do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local (UFPA). Publicou, entre outros, Les politiques de développement local. 2. ed. Paris: Econômica, 2002 e L’Action publique dans ses nouveaux territoires en France e au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2013.

Publicado

2015-04-28

Cómo citar

TEISSERENC, Pierre.
Governança territorial em reservas extrativistas
. REPOCS - Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 22, 28 abr. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/3413. Acesso em: 18 may 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ: SOCIEDADE, AMBIENTE E GOVERNANÇA