O livro, um bem (ainda) 'diferente dos outros'? A visão alternativa do comércio do livro nos contextos francês e britânico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473v20n2.2023.19Palavras-chave:
Livro, Livraria independente, Amazon, Política cultural, França, Grã-BretanhaResumo
A ideia segundo a qual o livro é um bem “diferente dos outros”, que escapa às leis gerais da economia, é particularmente forte na França no segmento da livraria independente. A visão sobre esta última é de que ela oferece um modo mais humano e mais autêntico de acesso ao livro do que os atores globalizados da venda online e as grandes cadeias de distribuição. A pesquisa realizada conjuntamente na Grã-Bretanha e na França mostra que essa concepção é encontrada em contextos jurídicos e econômicos muito diferentes, já que a Grã--Bretanha abandonou, em 1995, seu sistema centenário de preço único do livro. A análise comparativa nos permite observar a circulação das representações e do imaginário da livraria independente em dois contextos nacionais contrastantes, marcados por uma renovação das livrarias independentes. O objetivo é compreender como foram construídas as representações em torno do comércio do livro nos dois países, e como se manifesta o trabalho de legitimação da livraria como um lugar “insuperável” de acesso aos livros. Mas trata-se também de analisar os valores “alternativos” veiculados pelas livrarias, bem como sua implementação concreta, que constituem um poderoso contramodelo diante das plataformas digitais de distribuição de livros.
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