O nascimento de um filho com paralisia cerebral: um tempo presente inesperado
Palavras-chave:
Enfermagem, Filosofia, Família, Paralisia cerebral, Crianças com deficiênciaResumo
Objetivou-se com esse artigo compreender como as famílias vivenciaram a facticidade existencial de ter um filho com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica-hermenêutica realizado no sul do Brasil, de outubro de 2011 a junho 2012. Participaram onze familiares de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Utilizou-se para coleta das informações a entrevista fenomenológica, a observação participante e o diário de campo, interpretando-se as informações através da abordagem hermenêutica. Os resultados apontam uma compreensão acerca da vivência das famílias das crianças e dos adolescentes, que experenciam um momento presente diferente dos projetos imaginados, apresentando-se a facticidade existencial de ter um filho com paralisiacerebral. Conclui-se que com o nascimento de uma criança com paralisia cerebral é preciso redimensionar o modo de ser-no-mundo, propiciando às famílias uma adaptação à nova situação, suprindo as demandas de cuidado do filho e oferecendo possibilidades para que possa desenvolver todo seu ser-capaz-de-fazer.
Palavras-chave: Enfermagem. Filosofia. Família. Paralisia cerebral. Crianças com deficiência.
The birth of a child with cerebral palsy: a time this unexpected
Abstract
This study aimed to understanding how families experienced the existential factuality of having a child with cerebral palsy. This is a qualitative study with phenomenological-hermeneutic approach, carried out in southern Brazil, from October 2011 to June 2012. Participants were eleven family members of children and adolescents with cerebral palsy. It was used to collect the information’s the phenomenological interview, participant observation and the field diary, interpreting the information’s through the hermeneutic approach. The results show an understanding of the live through of families of children and adolescents who experience a different present moment of imagined projects,
presenting the existential factuality of having a child with cerebral palsy. It was concluded that with the birth of the child with cerebral palsy is necessary to resize the way of being in the world, allowing families to adapt to the new situation, providing the child care demands and offering opportunities to develop all its being-able-to-do.
Keywords: Nursing. Philosophy. Family. Cerebral palsy. Children with disabilities.
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