PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal

Autores

  • Patrícia Torres de Barros
  • Isabel Candeias
  • Maria Alfredo Moreira

Palavras-chave:

Educação, Diversificação curricular, Aprendizagem, Investigação-ação

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o processo de (co)construção e desenvolvimento das atividades didáticas no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI) de uma turma de 7.º ano de Percurso Curricular Alternativo, de uma escola de Educação Básica situada no norte de Portugal. O projeto surgiu da necessidade de colmatar as dificuldades de aprendizagem de um grupo de alunos com histórico de insucesso escolar repetido. Desenvolvido numa perspectiva de investigação-ação emancipatória, o estudo recorre ao inquérito por questionário e entrevista, à observação participante e análise documental para descrever e analisar o processo de desenvolvimento do PCI. Pautado na flexibilização dos componentes curriculares, o PCI favoreceu o planejamento colaborativo, a superação da fragmentação disciplinar e a valorização da cultura do educando, da sua identidade e autonomia, ajudando a superar as dificuldades de aprendizagem e a promover o sucesso escolar.

Palavras-chave: Educação. Diversificação curricular. Aprendizagem. Investigação-ação.

INTEGRATED CURRICULAR PROJECT AND CURRICULAR DIVERSIFICATION: an action research study in the context of an alternative curricular course in Portugal

Abstract

This article aims to analyze the process of (co)construction
and development of instructional activities in the Project
Integrated Curriculum (PIC) in a 7th grade class of an Alternative Curriculum Program, in a school of basic education in the north of Portugal. The project arose from the need to overcome the learning difficulties of a group of students with a history of repeated school failure. Using an action research methodology, of an emancipatory nature, the PIC involved inquiry through questionnaires and interviews, participant observation, and document analysis in order to describe and analyse the process of developing the PIC. Based on the flexibility of the curriculum components, the PIC favored collaborative planning and the promotion of the student’s culture, their identity and autonomy, overcoming the disciplinary fragmentation. It also helped students overcome learning difficulties and promote academic success.

Keywords: Education. Curriculum diversification. Learning. Action-research.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Torres de Barros

Doutora em Educação (Especialidade em Supervisão Pedagógica) pela Universidade do Minho, Portugal. Especialista em Educação na SEMED/São Luís.


Isabel Candeias

Doutora em Estudos da Criança – Centro de Estudos da Criança, Instituto da Educação, Universidade do Minho, Portugal.

Maria Alfredo Moreira

Doutora em Educação. Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e pesquisadora do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

2017-01-30

Como Citar

Barros, P. T. de, Candeias, I., & Moreira, M. A. (2017). PROJETO CURRICULAR INTEGRADO E DIVERSIFICAÇÃO CURRICULAR: um estudo de investigação-ação no contexto de um percurso curricular alternativo em Portugal. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 135–164. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6269

Edição

Seção

Artigos