Abordagem Hands-on-Tec: desenvolvimento e validação de uma ferramenta digital para o ensino interdisciplinar de ciências

Autores

  • Luzia Gontareck Universidade Federal do Paraná
  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Rosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.14

Palavras-chave:

SDO, hands-on, Interdisciplinaridade, ciências

Resumo

A educação contemporânea busca fomentar a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo dos alunos, contudo, a fragmentação do conhecimento em disciplinas distintas muitas vezes limita uma compreensão integrada. No contexto do ensino de ciências, a interdisciplinaridade representa uma abordagem eficaz para proporcionar uma visão holística do conhecimento científico. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a validação de uma Sequência Didática Online (SDO) na plataforma hands-on-tec, voltada ao ensino interdisciplinar de ciências para os anos finais do ensino fundamental. Integrando a abordagem "hands-on" com a Teoria da Resolução de Problemas e Tecnologias Educacionais Móveis (TEM), essa metodologia visa facilitar a aprendizagem significativa baseada em problemas. A hands-on-tec orienta os educadores na criação de práticas pedagógicas investigativas, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. A utilização de tecnologias digitais por meio da SDO desempenha um papel central nessa abordagem, empregando ferramentas cognitivas para promover uma aprendizagem mais eficaz e envolvente.

 

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Biografia do Autor

Luzia Gontareck, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas, UFPR, Palotina, Paraná.

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, UFPR, Palotina, Paraná

Valdir Rosa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa, UFPR, Pontal do Paraná, Paraná.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

Gontareck, L. ., Lisbôa, E. S. ., & Rosa, V. . (2024). Abordagem Hands-on-Tec: desenvolvimento e validação de uma ferramenta digital para o ensino interdisciplinar de ciências. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 1–17. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.14

Edição

Seção

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital