O papel do Desporto na Integração Social dos Jovens Com e Sem Diversidade Funcional/Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v7n1p169-187Palavras-chave:
Diversidade Funcional/Intelectual. Desporto. Integração Social. Desporto Adaptado.Resumo
O desporto é visto como uma forma privilegiada de comunicação de diferentes países, distintas sociedades, distintas culturas e de diferentes estratos sociais. O presente artigo descreve um estudo com a finalidade de perceber de que forma é que o desporto contribui para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual dos atletas com e sem diversidade funcional/Intelectual; compreender de que forma a prática desportiva promove a inclusão e integração social dos atletas com e sem diversidade funcional/intelectual, bem como para o desenvolvimento da sua autonomia, autoconfiança e independência. Deste modo, foi utilizada uma metodologia qualitativa através de questionários e foi realizada uma análise documental de diversas notícias sobre o desporto adaptado. Assim, será possível compreender as experiências vivenciadas entre os atletas com e sem diversidade funcional/ intelectual, bem como os benefícios que o desporto adaptado promove na vida das pessoas com diversidade funcional/intelectual ao nível do desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-afetivo.
Palavras-chave: Diversidade Funcional/Intelectual. Desporto. Integração Social. Desporto Adaptado.
The role of sport in the social integration of young people with and without functional/intellectual diversity
ABSTRACTSport is seen as a privileged form of communication from different countries, different societies, different cultures and from different social strata. This article describes a study in order to understand how sport contributes to the emotional, motor and intellectual development of athletes with and without functional / intellectual diversity; understand how sports practice promotes the inclusion and social integration of athletes with and without functional / intellectual diversity, as well as for the development of their autonomy, self-confidence and independence. In this way, a qualitative methodology was used through questionnaires and a documentary analysis of several news about adapted sport was carried out. Thus, it will be possible to understand the experiences lived between athletes with and without functional / intellectual diversity, as well as the benefits that adapted sport promotes in the lives of people with functional / intellectual diversity in terms of cognitive, motor and socio-affective development.
Keywords: Functional / Intellectual Diversity. Sport. Social integration. Adapted Sport.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.