FEMINISMO, INFORMAÇÃO E GÊNERO: breves notas sobre a representação da mulher brasileira na mídia contemporânea

Autores

  • JEANE CARLA OLIVEIRA DE MELO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

Resumo

O presente artigo objetiva promover uma discussão crítica acerca da cultura da mídia por meio da análise de campanhas publicitárias dirigidas às mulheres brasileiras. Selecionadas entre os anos de 2006 a 2015, busca-se perceber quais representações e padrões determinados segmentos da publicidade reproduzem ao reforçar estereótipos de gênero. Propõe-se pensar caminhos para combater, criticar e desconstruir o machismo e sexismo presente na cultura da mídia brasileira contemporânea.

Palavras-chave: Feminismo. Publicidade. Gênero. Cultura da Mídia.

 

FEMINISM, INFORMATION AND GENDER: brief notes on the representation of Brazilian women in contemporary media

ABSTRACT:

This article aims to promote a critical discussion about the culture of the media through the analysis of advertising campaigns directed at Brazilian women. Selected between the years 2006 and 2015, we seek to understand which representations and patterns certain segments of advertising reproduce by reinforcing gender stereotypes. It is proposed to think of ways to combat, criticize and deconstruct the sexism present in contemporary Brazilian media culture.

Keywords: Feminism. Publicity. Gender. Media Culture.


[1] Artigo submetido para avaliação em 29/08/2019 e aprovado em 10/10/2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JEANE CARLA OLIVEIRA DE MELO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da UFMG.

Professora de História do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

 

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

OLIVEIRA DE MELO, J. C. (2019). FEMINISMO, INFORMAÇÃO E GÊNERO: breves notas sobre a representação da mulher brasileira na mídia contemporânea. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(2), 337–355. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13021

Edição

Seção

Área Livre