FEMINISMO, INFORMAÇÃO E GÊNERO: breves notas sobre a representação da mulher brasileira na mídia contemporânea
Resumo
O presente artigo objetiva promover uma discussão crítica acerca da cultura da mídia por meio da análise de campanhas publicitárias dirigidas às mulheres brasileiras. Selecionadas entre os anos de 2006 a 2015, busca-se perceber quais representações e padrões determinados segmentos da publicidade reproduzem ao reforçar estereótipos de gênero. Propõe-se pensar caminhos para combater, criticar e desconstruir o machismo e sexismo presente na cultura da mídia brasileira contemporânea.Palavras-chave: Feminismo. Publicidade. Gênero. Cultura da Mídia.
FEMINISM, INFORMATION AND GENDER: brief notes on the representation of Brazilian women in contemporary media
ABSTRACT:
This article aims to promote a critical discussion about the culture of the media through the analysis of advertising campaigns directed at Brazilian women. Selected between the years 2006 and 2015, we seek to understand which representations and patterns certain segments of advertising reproduce by reinforcing gender stereotypes. It is proposed to think of ways to combat, criticize and deconstruct the sexism present in contemporary Brazilian media culture.
Keywords: Feminism. Publicity. Gender. Media Culture.
[1] Artigo submetido para avaliação em 29/08/2019 e aprovado em 10/10/2019.
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