Uma narrativa em torno da não existência: a morte e sua metaforização em Os degraus do paraíso, de Josué Montello

Autores

  • Dino Cavalcante Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Thiago Victor Araújo dos Santos Nogueira

Palavras-chave:

Morte, Romance, Metáfora, Josué Montello, Século XXI.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem por norteamento a análise das manifestações da Morte na obra Os Degraus
do Paraíso (1986), do autor maranhense Josué Montello, visa ainda descrever como a figura da Morte
paira para além da simples não-existência ou fim da existência – tal qual nos é apresentada por diversas
correntes filosóficas –, mas essa transcende o espaço material da percepção humana, possuindo existência
que vai além a concepção humana de tempo, tendo em vista sua inexorabilidade diante da própria essência
da vida. Conforme poderemos observar, a Morte estabelece profundos laços e manifesta-se de diversas maneiras
distintas no aparelho social, portanto, tende a ser um ente temido, respeitado e de grande apelo dentro
das sociedades, em específico, a presente na cidade de São Luís do início do século XX, lapso temporal
em que ocorre a narrativa da obra. Para a compreensão da relação que a sociedade estabelece com a figura
da Morte, buscamos os escritos de Schopenhauer (2000), uma vez que o autor explica que a destruição de
nosso organismo, o findar de nossa consciência demonstram ser nossos maiores temores. O não-ser acaba
por se revelar o maior dos temores, pois nossa existência chega ao fim, nossa consciência se esvai e o que
nos resta é o desconhecido. Ainda para o autor, a destruição de nosso organismo pode ocorrer de maneira
gradual, lenta, tendo em vista que podemos ser acometidos por uma doença, que pouco a pouco irá ceifar
nosso corpo e nossa consciência, ou mesmo pela idade, que vai tolhendo a consciência humana. Entretanto,
no que diz respeito às mortes violentas, temos que a consciência se esvai antes mesmo da percepção do fato.
No enredo da obra Os Degraus do Paraíso, a Morte se manifesta primeiramente acompanhada pela gripe
espanhola, que dizima incontáveis cidades no início do século XXI, e, ao longo da narrativa, define as regras
das condutas humanas, tolhendo sem distinção entre jovens e idosos, ricos e pobres. Assim, através de uma
pesquisa qualitativa e de análise bibliográfica, ao observarmos como a Morte se manifesta no enredo da
obra, podemos entender o próprio protagonismo dedicado pelo autor à figura dessa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dino Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado na Universidade
Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2000) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho” (2005). Tem experiência na área de Estudos Literários, com ênfase em
Literatura Brasileira. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Literatura, Literatura e Sociedade
e Literatura Maranhense. É membro permanente do corpo docente do Mestrado em Letras da UFMA.

Thiago Victor Araújo dos Santos Nogueira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2013), especialização em
Língua Portuguesas e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (2015), e,
atualmente é mestrando em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFMA. É professor
de ensino básico, técnico e tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão (IFMA – Campus Zé Doca).

Referências

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, 6ª ed.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande

épica. São Paulo: Ed. Duas Cidades, 2000, 34ª ed.

MONTELLO, Josué. Os degraus do Paraíso. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1986, 5ª ed.

RICOEUR, Paul. A metáfora Viva. São Paulo: Edições Loyola, 2005, 2ª ed.

_____________. Tempo e narrativa. São Paulo: Papirus Editora, 1994.

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Amor, Metafísica da Morte. São Paulo: Martins Fontes,

SILVA, Edna Lúcia da. MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Dissertação.

Florianópolis: UFSC, 2005, 4ª ed.

TAUBENBERGER, Jeffery K. & MORRIS, David M. 1918 Influenza: The Mother of all Pandemics.

In: Emerging Infectious Diseases, Vol. 12, Nº 1, 2006. Disponível em: https://wwwnc.cdc.gov/eid/

article/12/1/pdfs/05-0979.pdf

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Cavalcante, D., & Nogueira, T. V. A. dos S. (2019). Uma narrativa em torno da não existência: a morte e sua metaforização em Os degraus do paraíso, de Josué Montello. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 305–318. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10533

Edição

Seção

Eixo 2 - Gênero, Literatura e Filosofia