O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica

Autores

  • Danillo Matos de Deus
  • Maria Olília Serra

Palavras-chave:

Ensino. Filosofia. Narrativa. TIC.

Resumo

O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui para
o desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessível
aos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre eles
temos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e
“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nas
salas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinada
através de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de serem
utilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino da
disciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma que
esta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presente
trabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosófico
pode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderá
proporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-os
até mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,
a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos da
hipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,
direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve de
espaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danillo Matos de Deus

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Possui graduação em Filosofia
pela Universidade Federal do Maranhão (2009). É especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento
Educacional(2011), assim como, é especialista em Docência do Ensino Superior(2012) - Ambos
pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Professor de Filosofia pela Secretaria de Educação
do Estado do Maranhão (2009-2018).

Maria Olília Serra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Filosofia pela Universidade
Federal da Paraíba. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (Dinter USP/Ufma).
Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Área de Ensino/
Pesquisa: Ética e Filosofia Política, Antropologia Filosófica, Filosofia da Educação. Temas de Pesquisa:
Kant, Hannah Arendt, liberdade, moralidade, mal radical, banalidade do mal, condição humana,
filosofia e ensino.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta

dos núcleos de significação. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2013, vol.94, n.236, pp.299-

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n236/15.pdf acesso em: 14 de junho de 2017.

BARROS, D.M.V.; HENRIQUES, S. Introdução. In: BARROS, D.M.V.et al. (Org). Educação e tecnologias:

reflexão, inovação e práticas. Intaead: Lisboa, 2011.

BELLUZZO, R. C. B.; FERRES, G.G. Tecnologias e a formação de leitores: desafios na sociedade

contemporânea. Intaead: Lisboa, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília,

DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03?leis?19394.htm>. Acesso

em: 16 dez. 2015.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico [tradução Ingrid Muller

Xavier]. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

COLÉGIO JOANA D’ARC. Edmodo, a rede social da educação. Disponível em: http://www.colegiojoanadarc.

com.br/edmodo. Acesso em junho de 2017.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: 2007 (Coleção Trans).

FRANCISCO, Maria de Fátima Simões. Preservar e renovar o mundo. In: Rev. Educação: Hannah

Arendt pensa a educação. São Paulo: Segmento, 2007.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio – Campinas,

SP: Papirus, 2012.

GELAMO, R.P. O ensino da filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando

seu ofício é ser professor de Filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009).

GHIRALDELLI JUNIOR, P. História essencial da filosofia. São Paulo: Universo dos Livros, 2009,

v. 2.

GOULÃO, M. DE F. Ensinar a aprender na sociedade do conhecimento: o que significa ser professor?

Intaead: Lisboa, 2011.

JANZ, B. A filosofia como se o lugar importasse: a situação da filosofia africana. In: CAREL, H.;

GAMEZ, D. Filosofia contemporânea em ação. Porto Alegre: Artmed, 2004. P.105-116.

KANT, Imnanuel. Resposta à pergunta: Que é o esclarecimento? In:Textos Seletos. Tradução de

Floriano de Souza Fernandes. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

KANT, Imnanuel (1724 – 1804), Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2ª ed.

Piracicaba: Editora Unimep, 1999.

KANT, Immanuel. Textos seletos. 2ª Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1985.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar – Belo Horizonte: Autêntica

Editora, 2009.

KOLB, A.; ESTERBAUER, R.; RUCKENBAUER, H-W. (org.) Ciberética: responsabilidade em

um mundo interligado pela rede digital. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

LEITE, Sandra Regina. Educação em Hannah Arendt: implicações para o currículo. – 1. Ed. –

Curitiba, PR: CRV, 2015.

LÉVY, P. Filosofia World: o mercado, o ciberespaço, a consciência. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

LEMGRUBER, M.S.; TORRES, L.T. O blog como ambiente de reflexão filosófica na escola: a

nova ágora virtual. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTOS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2010,

Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

LORIERI, Marcos Antônio. Filosofia no ensino fundamental. – São Paulo: Cortez, 2002.

MIRANDA, L.M. et al. Redes sociais na aprendizagem. In: BARROS, D.M. V. et al. Educação e

tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Intaead: Lisboa, 2011.

MOREIRA, W. Os colégios virtuais e a nova configuração da comunicação científica. Ciência da

Informação, Brasília, v.34, n.1, p. 57-63, jan./abr.2005.

NORADI, Paulo; SAUGO, Fernando. Esclarecimento, educação e autonomia em Kant. Conjectura,

Rio Grande do Sul, v. 16, n.1, jan./abr.. 2011. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/

index.php/conjectura/article/viewFile/892/615>. Acesso em: maio de 2014.

RAMOS, Fábio Pestana. História, narrativa e linguagens: uma filosofia da história. Para entender a

história. 2010: disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2010/09/historia-narrativa-e-

-linguagens-uma.html Acesso em: jul. 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução

de Lílian do Valle – 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE CURITIBA. Cmap Tools - Mapas Conceituais.

Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br/ Acesso em junho de 2017.

TORRES, L. Ágora virtual: novos rumos – primeiro ano do ensino médio. 11 mar. 2011. Disponível

em: http://agoravirtual2.blogspot.com.br. Acesso em: outubro de 2014.

UNESCO. La filosofia: uma escuela de la libertad. México, D.F.: UniversidadAutónoma Metroplolitana

– Unidad Iztapalapa, 2011. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001926/192689s.

pdf;<http://www.ofmx./documentos/pdf/Filosofia_unaescueladelalibertad_UNESCO.pdf>. Acesso em

março de 2015.

URSUA, n. l. La filosofía em el ciberespacio o el ressurgir del fénix filosófico digital. Um recorrido

por el ciberespacio filosófico. Límite, v.1, n.14, p. 215- 237, 2006. Disponível em: http://www.

redalyc.org/pdf/836/83601410.pdf.> Acesso em: maio de 2015.

ZIBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. In: Literatura na escola: teoria, prática e (in)

disciplina. – Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2016.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

de Deus, D. M., & Serra, M. O. (2019). O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 229–242. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516

Edição

Seção

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação