Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA.

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.  A RICS surgiu com o propósito de agregar e de difundir pesquisas interdisciplinares das mais diferentes regiões, comunidades acadêmicas e nacionalidades, que estabeleçam diálogos com a multiplicidade de investigações científicas referentes às manifestações, experiências e formas de organização social, estudando a diversidade sociocultural numa perspectiva histórica e contextualizadora. O foco e escopo da revista está voltado para publicar artigos, resenhas, ensaios, traduções e entrevistas de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências humanas, sociais, artes e tecnologias, que dialoguem com a área de concentração em Cultura e Sociedade. 

ISSN 2447-6498 

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2 

 

Notícias

Edição Atual

v. 10, n. 2, jul./dez. 2024
					Visualizar v. 10, n. 2, jul./dez. 2024
Publicado: 2024-12-13

Expediente

Editorial

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital

  • Abordagem Hands-on-Tec: desenvolvimento e validação de uma ferramenta digital para o ensino interdisciplinar de ciências

    Luzia Gontareck, Eliana Santana Lisbôa, Valdir Rosa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.14
  • A Influência da Cultura Digital no Processo de Alfabetização: impactos no Ensino e Aprendizagem das Crianças

    Eliany Santos Alves Moura, Iranilde Abreu França Mello, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
    18-37
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.15
  • Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública

    Kallyne Kafuri Alves
    38-56
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16
  • Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura

    Ana Juliana Fontes, Marcio Vieira de Souza
    57-73
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.17
  • Gamificação e Inovação na Aprendizagem de Programadores: uma proposta de plataforma gamificada para o ensino de programação

    Marcus Vinicius Silva Costa, Maurício José Morais Costa, João Batista Bottentuit Junior
    74-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.18
  • O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas

    Josélia Domingos dos Santos, Emanuel do Rosário Santos Nonato
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.19
  • Revisão de Literatura em Educação: um Processo Mediado por Inteligência Artificial

    David Santana Lopes, Regiani Coser Cravo, Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
    115-127
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.20
  • Tecnologias e Saberes Docentes na Cultura Digital: as Possibilidades da Tpack Para Formação de Professores

    Ana Conceição Alves Santiago, Mary Valda Souza Sales
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.21

Artigos

  • A Virada Literária: passado, presente e futuro nas ciências humanas e sociais

    Gustavo Vargas Cohen
    148-168
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.22
  • Ciências Sociais e os Estudos sobre Cultura Digital: sua contribuição para pensar a sala de aula da educação básica

    Joanis França Ramos de Oliveira, David Junior de Souza Silva
    169-183
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.23
  • Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária

    Ricardo Mendes Mattos, Arley Andriolo
    184-200
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.24
  • Percepção socioambiental de moradores ribeirinhos no município de Codó (MA): desafios e possibilidades para a educação ambiental não-formal

    Dilmar Kistemacher, Camila Campelo de Sousa, Guilherme Alves da Silva, Iramar de Almeida Alves, Gelvane Lino Melo
    201-217
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.25
  • O sentido do trabalho nos canaviais para os Guarani Kaiowá da aldeia Te’yikue – Caarapó-MS

    Renata Xavier Carniel, Claudia Aparecida Valderramas Gomes
    218-235
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.26
  • Tecnologias de reaparecimento: a herança revolucionária dos mortos e desaparecidos políticos

    Adriana Barin de Azevedo, David Antônio de Castro Netto
    236-253
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.27
  • População Negra: avanços na legislação brasileira e a participação do parlamento estadual no combate ao racismo no Estado do Pará

    Shirle Rosangela Meira de Miranda, John Lennon Lima e Silva, Flávia Cristina Silveira Lemos, Sueli Marquez Ferraz, Silvanie Campos de Souza, Karina Helaine de Lima Coelho, Roberta Castro Campos Borba
    254-274
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.28
  • Genealogia e Ontologia História do presente

    Rachel de Siqueira Dias, Flávia Cristina Silveira Lemos, Manoel Ribeiro de Moraes Júnior, Manuel do Socorro Valente Corrêa, Robenilson Moura Barreto, Warlington Luz Lobo, Fernanda Nazaré da Luz Almeida
    275-288
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.29
Ver Todas as Edições